Projeto de Lei do Vereador Rubens Uchôa propõe regulamentação dos “motobox”

O vereador Rubens Uchôa (Cidadania) apresentou um projeto de lei (PL) de sua autoria, onde pede a implantação de “motobox” (faixas de retenção e recuo, exclusivas para motocicletas) no município de Palmas.

Uchôa explicou que seu projeto de lei tem como objetivo determinar a implantação de faixas de retenção e recuo, exclusivas para motocicletas. Essa sinalização deverá ser feita no solo, de modo a delimitar área de acomodação exclusiva para condutores de moto, localizadas próximo aos semáforos, entre a faixa de pedestre e a linha de retenção dos demais veículos.

O vereador também explicou que a regulamentação do “motobox” visa, primordialmente, a segurança dos motociclistas, uma vez que o intuito é dar prioridade de saída no momento de abertura do semáforo, levando em conta a situação de vulnerabilidade do grupo em questão. “A faixa demarcatória exclusiva, proporcionará maior visibilidade aos veículos de duas rodas, os quais  vão estar localizados à frente dos demais meios de transporte, evitando conflitos e colisões que normalmente acontecem com a abertura do sinal”, comentou.

“Trata-se também de medida preventiva para diminuição do número de acidentes, uma vez que além de proporcionar maior estabilidade e segurança aos motociclistas, visa diminuir o grande número de atropelamento de pedestres que atravessam fora da faixa de segurança. Nesse sentido, a sinalização colocará os condutores de moto em evidência, com o intuito de evitar que as pessoas sejam surpreendidas durante a travessia das vias”, concluiu.

Fonte: Primeira pagina

336x280ad