????????????????????????????????????

Governo do Tocantins promove ação educativa de prevenção à Covid-19 em restaurantes de Palmas

O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração (Secad), deflagrou nesta terça-feira, 23, mais uma ação educativa, com parceria e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

O objetivo desta ação é alertar proprietários de restaurantes e, em especial, seus clientes sobre a importância de seguir as orientações sanitárias, para o convívio social em meio à pandemia do novo Coronavírus.

As equipes de agentes públicos se dividiram em três grupos, com o intuito de percorrer os estabelecimentos da região central, norte, sul e praia da Graciosa. Ao todo, foram visitados 23 restaurantes e abordadas mais de 100 pessoas com orientações sanitárias.

Segundo o secretário de Estado da Administração, Bruno Barreto, a ação “não tem caráter punitivo, mas conforme determinação do governador Mauro Carlesse, a finalidade é alertar empresários e clientes sobre a importância de manter os estabelecimentos funcionando de acordo com as normas sanitárias. Não devemos baixar a guarda, precisamos intensificar o grau de responsabilização tanto para os empresários que ficaram tanto tempo com baixo faturamento quanto para aqueles que dependem desse emprego”, enfatizou.

Mesas com no máximo oito lugares e o uso de luvas descartáveis para se servir também fazem parte das recomendações. “Nós estamos cientes da necessidade de funcionamento dos restaurantes da cidade, contudo, é uma preocupação do governador Carlesse que mantenhamos a população alerta e o acesso à informação de cunho educativo é primordial nesse momento”, frisou Bruno Barreto.

A presidente da Abrasel, Ana Paula Setti, reforçou que o momento é oportuno para que toda a sociedade se mobilize, de modo que os estabelecimentos não precisem fechar as portas mais uma vez. “Estamos preocupados, porque se retomar o fechamento dos restaurantes será um caos”, lamentou.

Para Ana Paula, o papel da entidade é ajudar de forma a garantir o funcionamento e os milhares de empregos gerados pelo setor.

De acordo com levantamento da Abrasel, o setor tem mais de 2 mil estabelecimentos em funcionamento gerando empregos na Capital.

Para o proprietário de restaurante, Ailton Almeida, a ação é necessária, principalmente, pelo foco na orientação aos consumidores para os riscos de contaminação da Covid-19. “É muito importante que tenhamos ações como essa, pois com a abertura dos restaurantes depois de muito tempo fechado, é necessário que todos se ajustem à nova realidade. E, seguir as recomendações do decreto é fundamental”, afirmou.

Ação

Com objetivo de alertar os comerciantes e a população a respeito das normas de contenção da Covid-19 e seguindo a determinação do governador Mauro Carlesse, a ação educativa teve início em abril deste ano.

Na ação, estão envolvidas Secretaria de Estado da Administração; Secretaria de Estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça; Procon; Secretaria de Estado da Segurança Pública; Polícia Civil; Polícia Militar; Agência de Metrologia; e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

336x280ad