Governo do Tocantins orienta prefeitos sobre gestão da Política de Assistência Social

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realizou nesta terça-feira, 2, uma reunião com orientações sobre gestão da Política de Assistência Social. A reunião, que aconteceu virtualmente, contou com a participação de 19 prefeitos, além de gestores municipais e equipes técnicas da assistência social de 59 municípios tocantinenses. Os demais municípios do Estado participarão do encontro na próxima quinta-feira, 4.

Na ocasião o secretário da Setas, José Messias Araújo, deu boas-vindas aos novos prefeitos e suas equipes das localidades onde houve troca de gestão e convidou a todos para unirem forças em prol das causas sociais. “Nós temos uma forte determinação do Governador Mauro Carlesse para buscarmos atender as necessidades da população mais vulnerável do Estado em cada localidade. Essa reunião tem o objetivo de despertar em cada equipe, a importância da política de assistência social, que quando bem realizada trás efeitos positivos para todas as outras áreas de um governo”, declarou.

O titula da Setas enfatizou, ainda, a importância de escolher a equipe de trabalho de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas). Essa medida garante uma boa gestão dos recursos e um atendimento de qualidade para a população. Messias reforçou a disponibilidade da Setas em prestar todas as orientações técnicas necessárias: “A secretaria está de portas abertas para cada um de vocês e nossas equipes à disposição”, reforçou.

De acordo com a diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Setas, Halana Magalhães, participaram da reunião 59 municípios das regiões Norte I, Centro Oeste e Sudoeste e na quinta-feira,4, participarão os gestores das demais localidades do Estado.

Na reunião, foram apresentadas todas as gerencias da Setas e suas áreas de atuação, além da destinação de um espaço ao Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas).

Na gerência de Gestão do Suas foi abordada a Política Nacional de Assistência Social, instrumentos de planejamento, sistemas da rede Suas e normas para recursos humanos. Nas gerências de Proteção Social Básica, Bolsa Família e Benefícios e Proteção Social Especial foram abordados os equipamentos, sistemas e recursos humanos necessários para execução dos serviços.

A diretora Halana Magalhães avaliou que o encontro foi positivo e agradeceu a todos os participantes pelo interesse em buscar conhecimento para uma boa gestão e execução dos trabalhos. “Esse foi nosso primeiro contato com as novas equipes gestoras de alguns municípios e procuramos apresentar as informações de forma clara e acessível, além de nos colocar a inteira disposição para trabalharmos juntos. As pessoas foram muito participativas, colocando suas dúvidas e anseios”, concluiu.

Política de Assistência Social

A Política Nacional de Assistência Social – PNAS foi aprovada em 22 de setembro de 2004, pelo Conselho Nacional de Assistência Social e busca incorporar as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange à responsabilidade política da efetivação da assistência social como direito de cidadania e dever do Estado.

336x280ad