Projeto de Léo Barbosa institui Semana de Promoção à Saúde Mental nas escolas

A Assembleia Legislativa do Tocantins analisará Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Promoção à Saúde Mental nas escolas. De autoria do deputado Léo Barbosa (Solidariedade), a finalidade da propositura apresentada nesta terça-feira (25) é divulgar informações e produzir esclarecimentos sobre o tema, dentro do ambiente escolar.
Segundo o texto, eventos, palestras e campanhas com o objetivo de gerar reflexão e conscientização acerca da importância do cuidado com a saúde mental deverão ser realizadas durante a segunda semana de setembro, mês em que o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), criou a campanha Setembro Amarelo – Promoção da Vida, referente ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicido.
Léo Barbosa destaca que a escola tem um grande potencial para se tornar um espaço seguro para conversas sobre saúde mental. “É necessário promover momentos de conversa franca sobre ansiedade, depressão, suicídio e outros temas que envolvem saúde mental. Isso pode acontecer na sala de aula, em grupos de apoio direcionados e até entre os próprios alunos”, ressaltou.
Outro projeto de Barbosa, com caráter educativo, também tramita na Casa de Leis tocantinense. O PL n° 408/2021 dispõe sobre a inclusão no calendário escolar, como atividade extracurricular, de uma “oficina de profissões” para alunos de escolas públicas estaduais e tem como objetivo instruir os alunos a terem mais clareza acerca da escolha da profissão a ser exercida, auxiliando-os na escolha do curso superior quando do ingresso nas Universidades.Área de anexos

336x280ad