Hospital Geral de Palmas alerta sobre acidentes de trabalho

O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência no Estado para atendimento de média e alta complexidade e recebe uma alta demanda de pacientes todos os dias, incluindo casos de acidentes de trabalho. De acordo com dados do Escritório da Qualidade, de janeiro a maio de 2020, foram registrados 84 pacientes que deram entrada no Pronto-Socorro da Unidade por acidente de trabalho. Este ano, no mesmo período, o número de atendimentos subiu para 110.

“Estes pacientes dão entrada na urgência e emergência, por meio de ambulâncias do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] ou do Corpo de Bombeiros. Realizamos o primeiro atendimento e encaminhamos para os setores e especialidades indicadas. O HGP conta com equipes qualificadas para uma assistência contínua, ininterrupta [24 horas]”, explica a coordenadora de enfermagem do Pronto-Socorro, Ariana Mayara do Brasil.

Dentre os principais tipos de acidentes de trabalho dos pacientes estão: queda de altura, acidente de motocicletas ou de carro no percurso do trabalho, choque elétrico, amputação de membros e perfurações com material cortante.

O médico ortopedista do HGP, Ronaldo Rêgo Rodrigues, ressalta que “em casos graves de acidentes de trabalho com fratura expostas, múltiplas fraturas, nossa equipe precisa realizar  procedimento de urgência e emergência no centro cirúrgico, no momento que o paciente chega ao hospital. Dependendo da gravidade, pode necessitar de  leito de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Além disso, pode haver sequelas do acidente, ou precisar esperar um espaço de tempo para que esse paciente possa voltar à sua atividade de rotina diária. Por isso, alertamos para o cuidado com este tipo de acidente no dia a dia”, destaca.

Alberes Matias Oliveira é um dos pacientes internados no HGP, ele sofreu este tipo de acidente. Estava realizando um serviço de comunicação visual e sofreu um choque, fraturando o braço esquerdo. “Foi em poucos segundos, senti o impacto no braço. Nasci de novo”, revela.

O paciente Alberes Matias Oliveira sofreu acidente de trabalho e está internado – Luciana Barros/Governo do Tocantins

336x280ad