Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes tem mobilização na Feira da 304 Sul

Mobilizações em todo o Brasil chamaram atenção, neste dia 18 de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Palmas, as equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e parceiros como Conselho Tutelar e órgãos do Poder Judiciário estavam na Feira da 304 Sul realizando ações da Campanha Faça Bonito, que segue até o dia 08 de junho com atividades em escolas, feiras, centros de educação infantil e outros espaços públicos.

“Precisamos ter uma sociedade bem informada e capaz de enfrentar esse problema. A violência sexual contra crianças e adolescentes deve ser combatida diariamente e só é possível fazer esse combate se todas as pessoas e todos os setores da sociedade estiverem unidos se fortalecendo”, explicou a coordenadora do Creas, Núbia Garcia.

A psicóloga do Creas, Juliana Lourenço, destaca que os pais e responsáveis precisam ficar atentos aos sinais das crianças e adolescentes quando o assunto é violência sexual. “A criança dá muitos sinais, ela pode ficar mais calada que o seu normal, ou chorar mais, mudar de comportamento, não querer ir para a escola, são mudanças repentinas de comportamento que podem ser percebidas se os pais prestarem atenção em seus filhos. Por isso é importante esse nosso trabalho de conscientização. É preciso que a sociedade esteja preparada para enfrentar essa situação”, diz a Lourenço.

 Para a dona de casa Eides Dutra a ação foi muito positiva. “Eu gostei muito de receber estas informações e principalmente saber que posso ligar para o Disque 100 a qualquer hora”, disse a morada da Região Sul de Palmas.

O “Disque 100” é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e funciona diariamente de 8 às 22 horas, todos os dias da semana. Também podem ser encaminhadas denúncias para o endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

A comunidade de Palmas pode ser informar mais sobre prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes na sede do próprio Creas ou pelo  telefone. O centro funciona das 8 às 18h na Quadra Arse 32, alameda 12, APM 03 e funciona das 8 às 18 horas. Para quem desejar esclarecer dúvidas pode ainda entrar em contato pelo telefone (63) 3218-5456.

 Campanha

A Campanha Faça Bonito é desenvolvida em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca) Glória de Ivone, sob a coordenação regional do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes que produziu e distribuiu cartazes e panfletos para todos os estados da região, com o apoio do Ministério Público do Estado do Tocantins (MPE).

336x280ad