Mauro Carlesse e Wanderlei Barbosa são diplomados pelo TRE como governador e vice-governador do Tocantins

Mauro Carlesse (PHS) e Wanderlei Barbosa foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na manhã desta segunda-feira (9) como governador e vice-governador do Tocantins. A chapa foi eleita no segundo turno da Eleição Suplementar com 75,14%. O mandato-tampão vai até 31 de dezembro.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Carlesse e Wanderlei Barbosa foram diplomados pelo presidente TRE, o desembargador Marco Villas Boas.

Depois de receberem o diploma, que atesta o resultado da eleição, os dois seguem para a Assembleia Legislativa para tomarem posse nos respectivos cargos. A sessão está marcada para 10h.

A eleição

Mauro Carlesse foi escolhido para comandar o Tocantins no segundo turno da Eleição Suplementar, no dia 24 de junho. Ele teve 75,14% dos votos válidos contra 24,86% do senador Vicentinho Alves (PR).

O pleito foi marcado pelos enormes índices de abstenção. Os votos brancos e nulos e os eleitores que nem compareceram para votar somaram 51,83% do total. Mais de 527 mil pessoas não optaram por nenhum dos candidatos. O índice é recorde na história das eleições no estado.

Fonte: G1 Tocantins

336x280ad