Sem credibilidade a mídia foi a grande protagonista nestas eleições

A mídia foi a grande protagonista nestas eleições de 2018. Desde o início da campanha houve posicionamento da grande mídia tomando partido, manipulando pesquisas e tentando influenciar de todas as formas os eleitores.

O jornalismo profissional perdeu credibilidade, por agir de forma tendenciosa ou por descaradamente tomar partido. Isso foi claro tanto nas campanhas estaduais, como na campanha presidencial. Em diversas situações a mídia enfatizavam uma notícia em detrimento de outra, e ainda, se mostra parcial quando se indigna em alguns casos e se cala diante de outros.

Muito se ouviu falar sobre fake News durante esta campanha presidencial, e a grande mídia que teria o papel de combater as fake News, foi na verdade quem mais propagou notícias falsas.

A mídia sai destas eleições sem credibilidade, pois em todo processo eleitoral tomou partido. Quando o erro era de um lado criavam comoção nacional e quando é de outro amenizavam os fatos ou simplesmente ignoravam. Tal postura deixa cada dia a mídia desmoralizada, pois em muitos casos notícias mentirosas e tendenciosas eram desmentida nas redes sociais.

Parece que a grande mídia havia se esquecido que hoje a grande maioria das pessoas tem acesso às redes sociais que, é um instrumento de informação para todos.

Durante o processo eleitoral saiu pesquisas para todos os gostos. Em uma eleição tão polarizada as empresas de pesquisas eleitorais não ficaram imunes às paixões partidárias. Não tem ciência estatística que respalde tão disparatados erros numéricos. É a desmoralização completa das pesquisas, que em países de democracia avançada são proibidas em datas próximas à realização do pleito. Aqui, no Brasil, se permite pesquisa até de boca de urna.

Agora após eleição os veículos de comunicação devem analisar o quanto a mídia ficou desacreditada e desmoralizada. Parece que as ideologias partidárias tomaram conta dos veículos de comunicação, que agora deve buscar o resgate da credibilidade e confiança das pessoas.

Autor: Pr. Josyvan Gomes, é teólogo, jornalista e pastor dirigente congregacional da Assembleia de Deus CiadSeta, em Taquaralto, Palmas -TO

336x280ad