Em Barcelona, Cinthia Ribeiro articula intercâmbios no maior congresso sobre cidades inteligentes do mundo

A prefeita Cinthia Ribeiro participa nesta semana, em Barcelona, Espanha, do Congresso Mundial de Smart City, em agenda organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual é segunda vice-presidente. Única mulher brasileira, prefeita, Cinthia e demais participantes cumprem nesta segunda-feira, 12, uma agenda exclusiva com o governo da Catalunha.

Esta agenda organizada pela FNP é fruto de uma parceria com a comunidade autônoma da Catalunha. Durante todo o dia os prefeitos farão visitas técnicas guiadas, que inclui o Parque Tecnológico de Inovação, meios de transportes e, ao final do dia, os prefeitos serão recebidos por cerca de 200 pessoas dentre técnicos e gestores públicos para a troca de experiências e informações.

Ao todo, 11 gestores municipais integram a comitiva brasileira. “Esta é uma grande oportunidade para mostrarmos o que estamos desenvolvendo em nossos municípios na construção do conceito de cidade inteligente. Também é um momento exclusivo para reforçarmos a parceria com a Província da Catalunha e a Prefeitura de Barcelona para aplicarmos essas tecnologias e inovações em nossas respectivas cidades, conforme o interesse de cada um”, disse Cinthia.

A convite da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha, Cinthia e demais prefeitos participantes debaterão a importância do desenvolvimento das economias locais em um país das dimensões do Brasil.

Palmas será citada a cidade mais inteligente e conectada da Região Norte do país e a 15ª dentre as 700 cidades, segundo o ranking Connected Smart Cities 2018. Programas e projetos municipais, em andamento na Capital tocantinense, como o Programa Palmas para o Futuro e Palmas Solar, também receberão destaque, inclusive para sua contextualização como potencial objeto de investidores presentes no evento.

Congresso

O Smart City Expo World Congress (SCEWC) é o maior evento sobre cidades inteligentes do Mundo. É um fórum de alto nível que prevê trocas de boas práticas em políticas públicas e criação de sinergias entre as principais partes interessadas no movimento de cidades inteligentes. Este ano, na sua oitava edição, a SCEWC se concentra nos tópicos: Transformação Digital, Ambiente Urbano, Mobilidade, Cidades Inclusivas e Compartilhadas e Governança e Finanças.  (Com informações da FNP)

336x280ad