Carlesse, Avelino e Siqueira são homenageados em comemoração aos 30 anos do Estado

O governador Mauro Carlesse (PHS) e os ex-governadores Moisés Avelino e Siqueira Campos foram homenageados em sessão solene, na tarde desta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa em comemoração aos 30 anos de criação do Tocantins. Eles e outras 22 personalidades que prestaram serviços relevantes ao Estado receberam a “Comenda Ordem do Mérito do Legislativo”.

A solenidade foi marcada por apresentações culturais e artísticas da Orquestra Sanfônica Amor Perfeito, Quadrilha Junina Arranca Toco, de Araguaína, e do Grupo de Sússia Raízes do Tambor, de Silvanópolis. Os visitantes puderam conferir também exposição fotográfica e de artesanato que retratam costumes, tradições e a história do Estado.

Para a presidente da Casa, deputada Luana Ribeiro (PSDB), lembrou que uma população que se pretenda respeitada, precisa conhecer suas origens. “Quando relembramos nossa história, e homenageamos os homens e mulheres que se destacaram nestes 30 anos – que ajudaram a construir essa história com seu suor, seu trabalho, suas famílias, seus sonhos e que transformaram em realidade o Tocantins de hoje – essa lembrança e esse reconhecimento são uma prova de amor ao Estado e uma forma de retribuir com honraria a uma parte importante dos muitos cidadãos que colaboraram para a criação do Tocantins”.

Mudanças

Representando os demais parlamentares, o deputado Ricardo Ayres citou avanços do crescimento do Estado e da renda do cidadão, mas listou alguns dos problemas que, para ele, precisam ser superados.

Conforme Ayres, governos que não terminam seus mandatos, orçamentos irreais, crescimento de orçamentos de órgãos em detrimento dos recursos do Executivo, devem ser revistos em um novo “pacto republicano”.

Último a discursar, o governador comentou as sugestões. Depois de agradecer os conselhos, Carlesse disse que se candidatou a governador para fazer a diferença, não por vaidade, mas por compromisso com o povo. “O cargo não é mais importante que o dia de amanhã”, disse.

Sobre eventual choque de interesse na distribuição de recursos com órgãos e poderes, conforme pontuado por Ayres, o governador foi diplomático. “Nós temos que conversar e chegar a um entendimento”.

O governador reafirmou a direção de seu Governo. “A mudança tem de ser feita mesmo. O Executivo tem tomado posições que não são populares, mas com firmeza e determinação vamos juntos a um Estado sem corrupção, onde o povo não precise pedir favores a ninguém”, encerrou. (Glauber Barros)

Homenageados

Receberam a Comenda o senador João Ribeiro (in memoriam); o procurador-geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior; o desembargador aposentado José Maria das Neves; o procurador de Justiça, Alcir Raineri Filho; o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato; o conselheiro do Tribunal de Contas, José Wagner Praxedes; o presidente da Fieto, Roberto Pires; o senador Totó Cavalcante; o deputado constituinte Paschoal Baylon Graças Pedreira; e o primeiro prefeito de Itapiratins, Adeuvaldo de Sousa Rodrigues.

Também foram agraciados o padre Martin Francis Keveny, pároco da Paróquia São Sebastião, de Colinas; o empresário e ex-presidente da Câmara de Porto Nacional, Osmar Medrado de Sousa; o coronel da Reserva da Polícia Militar, Sebastião Márcio Bandeira Lima; o deputado federal e ex-governador Carlos Henrique Amorim; e a secretária de Educação e Cultura da cidade de Paraíso do Tocantins, Lizete de Sousa Coelho.

Outros homenageados foram o médico Francisco Francimar Ferreira; a empresária Salvina Mocó; o empresário, filantropo e presidente da Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor, Henrique Duarte Prata; o oficial de Cartório, Adhemar Pereira Torres; e os servidores públicos Alonso Aires Pimenta, Alcides Carneiro Lopes, Ângela Maria Silva e José Cardoso.

336x280ad