Serviços de Radioterapia voltam à normalidade em Palmas

Os atendimentos de radioterapia em Palmas, que são prestados pela empresa Clínica Médica Oncológica Irradiar, foram retomados nesta quarta-feira, 13. Os pacientes estão sendo agendados para realização do tratamento de forma regular.

Já os pacientes de Araguaína estão sendo agendados para realizar o tratamento em Imperatriz no Maranhão, onde o Estado mantém este serviço contratado, até que seja liberada, pela Comissão Nacional de Energia Núclear (Cnem) do Governo Federal, a máquina instalada em Araguaína.

O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme da Silva, está em Brasília (DF), na intenção de se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para interceder com a equipe da Comissão Nacional de Energia Nuclear pela liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína. “As ações de competência da gestão estadual foram concluídas como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do equipamento, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção. Aguardamos, agora, só a liberação do equipamento para iniciar os atendimentos e estamos aqui para pedir agilidade neste processo”, explica Renato Jayme.

O Tocantins possui dois serviços de tratamento oncológicos, as Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) estão localizadas em Palmas no Hospital Geral de Palmas (HGP) e em Araguaína no Hospital Regional de Araguaína (HRA), para a realização de consultas especializadas, quimioterapias, braquiterapia, hormonioterapia e demais serviços necessários ao tratamento do câncer.

336x280ad