100 dias de Governo: Segurança Pública entrega viaturas, armas e equipamentos à Polícia Civil

Proporcionar maior segurança aos tocantinenses é uma das prioridades do governador Mauro Carlesse, que investiu R$ 10,5 milhões na aquisição de armas, viaturas e equipamentos nos primeiros dias de sua atual gestão.

Também foram tomadas decisões na área administrativa que vão otimizar ainda mais as ações da Polícia Civil, como estudos para aquisição e implantação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) e a criação do Manual de Procedimentos de Polícia Judiciária, no âmbito da Polícia Civil do Tocantins.

Viaturas, armas e equipamentos

Ainda em fevereiro, o governador Mauro Carlesse entregou viaturas, armas e equipamentos para a Polícia Civil. A ação  foi estendida para a sede do Instituto Medico Legal (IML), também na Capital, onde foram repassados, ao órgão, três aparelhos para exames radiográficos em cadáveres e cinco rabecões. Os bens entregues no ato estão avaliados em mais de R$ 10,5 milhões.

Durante o ato, o governador entregou, à Polícia Civil, 15 caminhonetes, marca Mitsubishi, modelo Triton L200, caracterizadas; 35 Fuzis, modelo T4, calibre 556, da marca Taurus; 200 algemas de tornozelo, dupla-trava; 50 espingardas calibre 12, marca Taurus; além de aproximadamente 230 mil munições de calibres diversos.

Indenizações por acúmulo de funções

Tema de grande importância para a valorização do servidor, a Secretaria de Estado da Segurança Pública vem realizando tratativas com associações e sindicatos representativos da Polícia Civil do Tocantins, visando à elaboração de projeto de lei que promova a extensão das indenizações previstas para delegados aos demais policiais civis que acumulem responsabilidades administrativas, como no desempenho de jornadas em regime de plantão e sobreaviso.

O objetivo é a reunião de esforços entre a instituição e as entidades representativas das categorias para a conquista conjunta de benefícios em prol de todos os policiais civis tocantinenses, com a valorização do servidor e o fortalecimento do órgão de segurança.

Sistema Abis

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) realizou reunião técnica no início deste mês com o objetivo de alinhar ações e discutir estratégias para a futura aquisição e implantação do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica, mais conhecido como sistema Abis, com apoio do Instituto de Identificação, delegados de Polícia Civil, peritos, corpo técnico da SSP, com auxílio da Polícia Federal.

O sistema Abis consegue lidar com uma base de dados de milhões de pessoas e é capaz de atender plenamente às necessidades da demanda estadual. Atualmente, somente o estado de São Paulo e o Distrito Federal, além da Polícia Federal, contam com essa ferramenta para o combate à criminalidade e à identificação civil.

Várias empresas já manifestaram interesse e formalizaram propostas para participar do processo licitatório. A SSP já deu início à fase da construção dos termos de referência para a aquisição de materiais técnicos, equipamentos, solução do software,digitalização das fichas datiloscópicas, bem como a impressão da carteira de identidade, com a consequente colocação das informações em um cartão magnético, abrangendo o registro de identidade eletrônico.

Reconhecimento nacional

O Tocantins conseguiu ocupar um espaço importante no  Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Durante reunião ordinária da instituição, que ocorreu no último dia 4 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, foi eleito vice-presidente do órgão para mandato de um ano, o que demonstra reconhecimento pelo trabalho que vem sendo implementado pelo titular da pasta no estado.

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