Cidadania e Justiça articula ações com Rede de Proteção dos direitos da criança e do adolescente

Para articular ações de combate à exploração e ao abuso sexual do público infantojuvenil, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistema de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SASPDCA), reuniu-se com membros da Rede de Proteção, para estruturar as atividades programadas para os dias 16 e 17 de maio, em alusão ao dia de combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, promovido nacionalmente no dia 18 deste mês.

As atividades preveem a realização de duas blitze educativas, uma na Avenida JK, em Palmas; e a outra na Avenida Tocantins, em Taquaralto. As ações ocorrem às 17 horas nos dias 16 e 17 de maio, respectivamente. Já a reunião apresentou o projeto que visa proteger as vítimas e responsabilizar os agressores, além de conscientizar a população sobre maneiras de identificar e denunciar os casos suspeitos.

O projeto foi apresentado pelas gerentes da Seciju, Rejane Pereira Pinto e Andréia das Neves Seles. De acordo com Rejane Pereira Pinto, gerente de promoção dos direitos da criança e do adolescente, o projeto inclui outras ações. “Além da blitze, desenvolveremos uma dinâmica de vacinação que consiste em uma vacinação simbólica para bons tratos em alusão aos direitos da Crianças e do Adolescente. Essa ação envolverá alunos da Escola Estadual Vale do Sol, aqui da Capital, na execução das atividades”.

Para o superintendente da SASPDCA, Gilberto Costa, o atendimento à criança e ao adolescente deve ser prioritário para garantir o acesso aos direitos previstos em lei. “Se a promoção e a proteção forem efetivas e as políticas intersetoriais executadas prioritariamente, haverá a redução de adolescentes que necessitem cumprir medidas socioeducativas”, finalizou.

A ação contará com a participação de diversos atores que compõem a rede de proteção, composta por representantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – projeto da Polícia Militar; da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); da Delegacia de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente; do Conselho Tutelar; da Polícia Rodoviária Federal, da Controladoria Geral do Estado, do Centro de Atendimento Socioeducativo, e da Associação de Promoção da Cidadania.

336x280ad