Governo do Tocantins alinha programação da Agrotins 2022

Com o tema “Integrar, Intensificar para Preservar”, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricutura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza entre os dias 10 e 14 de maio deste ano, a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), de forma presencial, no Parque Agrotecnológico do Tocantins, situado em Palmas.

O planejamento para o evento já está ocorrendo com envolvimento de diversas pastas da administração estadual e parceiros da iniciativa privada. Nesse sentido, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, e equipe se reuniram com o secretário da Seagro, Jaime Café, nessa quinta-feira, 10, para discutir as ações conjuntas que serão realizadas durante os cinco dias da Agrotins.

“A feira é um amplo espaço onde apresentamos aos produtores rurais oportunidades de negócios para que possam alavancar suas atividades. E a missão do Ruraltins de levar conhecimento, principalmente aos pequenos produtores rurais, se faz cada vez mais importante neste momento em que o mundo inteiro vem se reinventando. Nosso objetivo  é elevar o potencial das cadeias produtivas para que alcancem mercados tanto em nível nacional, quanto internacional. Para isso, nossos produtores precisam integrar, interagir e adotar as tecnologias disponíveis para agregar valor aos produtos e ter sustentabilidade”, avaliou Jaime Café.

Durante o encontro, que contou com a presença do coordenador da Agrotins, Fernando Garcia, da Seagro, foram citadas as demandas estruturais, a logística das caravanas de produtores rurais e as atividades a serem desenvolvidas pelas duas pastas, bem como os protocolos de prevenção a covid 19, tanto para o público visitante, quanto aos produtores participantes, visando garantir a execução do evento de maneira segura e responsável, sem nenhum risco a saúde.

Segundo o gestor Fabiano Miranda, em seu planejamento, o Ruraltins traz para o evento o Pavilhão da Agricultura Familiar com vitrines tecnológicas voltadas a diversas cadeias produtivas, palestras, capacitações e exposição de produtos típicos oriundos do campo. “O Ruraltins tem participação estratégica na Agrotins, com mobilização dos produtores em todo interior do Estado, divulgando e orientando como participar da feira. Além disso, os extensionistas do órgão já preparam as unidades demonstrativas de experimentos validados pela pesquisa que podem ser adotados nas propriedades rurais em prol do crescimento do setor agropecuário no nosso Estado”, pontuou.

Ruraltins e Seagro planejam a 22ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Lúcia Brito/Governo do Tocantins 

Com o tema Integrar, Intensificar para Preservar, a Agrotins ocorre entre os dias 10 e 14 de maio – Lúcia Brito/Governo do Tocantins

336x280ad