Vereador Filipe Martins propõe que `Ano da Bíblia´ seja celebrado em sessão solene na Câmara de Palmas

Vereador Filipe Martins propõe que `Ano da Bíblia´ seja celebrado em sessão solene na Câmara de Palmas
março 22 11:56 2018

O ano de 2018 será marcado por comemorações em todo o Brasil.  A proposta tem como objetivo destacar a importância da bíblia, o maior best-seller de todos os tempos, e também comemorar os 70 anos da Sociedade Bíblica Brasileira (SBB), que serão completados em 10 de junho marcados pelo esforço de distribuir a Bíblia a todas as pessoas em qualquer lugar que estejam. Com o lema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”, o versículo escolhido como lema das celebrações é: “Com tremendos feitos nos responde em sua justiça, ó Deus, Salvador nosso, esperança de todos os confins da terra e dos mares longínquos” (Salmo 65:5).

Neste sentido o vereador Filipe Martins (PSC) está requerendo a Câmara de Palmas que também realize uma Sessão Solene em alusão ao 2º Ano da Bíblia incentivado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), para levar uma mensagem de esperança a todos os cristãos brasileiros.

“ A Bíblia é sem dúvidas o livro mais lido. É um motivo de celebração. Vamos falar da Bíblia como o livro da esperança. Vamos fazer com que todos tenham alcance a uma bíblia e mais que isso; vamos ler a Bíblia e tirar da leitura inspiração para nossas vidas”, disse Martins.

Por que celebrar a Bíblia

Considerada um tesouro da humanidade, a Bíblia completa já foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016. O livro é o mais lido, traduzido e distribuído, no Brasil e no mundo. Atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, numa demonstração clara da perenidade e atualidade da Palavra de Deus. Primeira obra de grande porte a ser produzida pela prensa de Gutemberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos.

Mais recentemente, a Bíblia passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessada por meio de smartphones e leitores digitais. Um exemplo é o aplicativo Bíblia Plus, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas – aliança da qual a SBB faz parte e que reúne 147 Sociedades Bíblicas no mundo –, por meio do qual são oferecidas, gratuitamente, traduções bíblicas em diferentes línguas.

No Brasil, levantamento da SBB referente a 2016 aponta a distribuição de mais de 1,5 milhão de exemplares das Escrituras em formato digital. No total, incluindo as obras impressas, foram distribuídas 6.773.421 Bíblias completas, enquanto as demais publicações, somando-se a Novos Testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, atingiram 277.397.304 de exemplares. Desde 2002, a Bíblia completa também está disponível em Braile, tornando-se acessível também a esse segmento da população. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.

Comemorações

Criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, o Dia da Bíblia começou a ser celebrado no Brasil em 1850, quando chegaram da Europa e Estados Unidos os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948. Graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela SBB, as comemorações se intensificaram e diversificaram, passando a incluir a realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e ampla distribuição de Escrituras.

Em 2018, a SBB completará 70 anos, marcados pelo esforço de distribuir a Bíblia a todas as pessoas em qualquer lugar que estejam. Esta é a segunda edição do Ano da Bíblia no Brasil. A primeira celebração ocorreu em 2008 e teve como tema “Bíblia Sagrada – Um livro para todos”.

Assessoria de Comunicação – com informações da SBB

view more articles

About Article Author

diariogospel
diariogospel

View More Articles
write a comment

0 Comments

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Add a Comment

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.
All fields are required.