HGP dispõe de serviço, com atendimento 24 horas, para crianças em situação de violência

O Hospital Geral de Palmas (HGP) dispõe de um Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi), que atua 24 horas em regime de urgência e emergência. Cerca de 100 atendimentos são realizados por mês no serviço.

“Aqui no HGP, realizamos o primeiro atendimento e o acompanhamento ambulatorial pela equipe multiprofissional constituída por médico, psicólogo, assistente social, enfermeira, terapeuta ocupacional e o farmacêutico, com funcionamento 24 horas em regime de urgência e emergência. Sendo referência no atendimento às crianças de ambos os sexos, na faixa etária de zero a 11 anos, 11 meses e 29 dias, em situação de violação de direitos em decorrência de violência física, psicológica, sexual e negligência, crônicas e/ou agudas”, destaca a responsável pelo serviço, Camila Coelho Bittar.

A unidade hospitalar, considerada porta aberta, recebe pacientes encaminhados do Instituto Médico Legal (IML), da delegacia, da escola, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Conselho Tutelar.

“O HGP conta com uma equipe multiprofissional capacitada que dá suporte aos pacientes que chegam à unidade, em situação de violência, e o quanto é necessário e primordial um atendimento qualificado à criança neste momento delicado”, ressalta o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo.

A equipe especializada orienta os responsáveis a observarem qualquer mudança de comportamento da criança, quadro emocional, desempenho escolar, se voltou a ter regressões no que tange ao comportamento ou falta de motivação, e se necessário buscar atendimento.

Serviço atua 24 horas em regime de urgência e emergência – Luciana Barros/Governo do Tocantins

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