
Grupo de Operações Penitenciárias Especiais da Polícia Penal do Tocantins realiza avaliação psicológica
Foi realizada, neste final de semana, mais uma etapa de seleção para compor o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope), a tropa de elite da Polícia Penal do Tocantins, ligada à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). Participaram da avaliação psicológica 42 policiais penais.
O teste foi dividido em duas turmas com 21 policiais penais em cada e ocorreu na Escola Superior de Gestão Penitenciária e Prisional (Esgepen), aplicado pelo psicólogo especialista neste tipo de avaliação, Francisco Maior Neto, que atua no Núcleo Acolher da Seciju.
O coordenador do Gope, o policial penal Cleiton Freire Arantes, explicou sobre mais essa fase do certame. “O teste psicotécnico é eliminatório e faz parte da penúltima fase do certame para integrar o grupamento especializado da Polícia Penal antes do curso de formação”, destacou o coordenador.
Próximas Etapas
Os aprovados no teste passarão ainda por investigação social e, por fim, farão o curso de formação especializado com abordagens relacionadas às atribuições da Polícia Penal, tanto interna quanto externamente nas unidades penais do Estado. O curso será ministrado pelo Gope e por instrutores de forças de segurança do Gope da Polícia Penal de Goiás, Depoe, considerada a tropa de elite da Polícia Penal de Brasília, além do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).