Pastor Francisco Ribeiro Novaes é homenageado em Sessão Solene na Assembleia Legislativa

Foi realizada nesta quinta-feira, 25, no Plenário da Assembleia Legislativa uma Sessão Solene em homenagem aos 34 anos da Capital Palmas. A Sessão foi presidida pelo deputado Professor Júnior Geo (PSC), autor do requerimento, e reuniu secretários municipais e estaduais, vereadores, representantes de entidades, lideranças políticas e religiosas, estudantes e a sociedade em geral.

Na oportunidade, o pastor Francisco Ribeiro Novaes, que é um dos pioneiros da capital tocantinense, foi homenageado pelos relevantes serviços prestados à comunidade palmense.

Além do pastor Francisco Ribeiro Novaes, também foram homenageados o presidente da Fieto, Roberto Pires, o secretário municipal Hiram Melchiades, o pastor Francisco Novaes, a madre Maria Letícia Oliveira, e os empresários Oneildo Valadares, Maria de Fátima de Jesus, José de Paula da Silva e Sauer Favilla. As indicações foram dos deputados Luciano Oliveira, Eduardo Mantoan e Junior Geo.

Também receberam homenagens os primeiros cidadãos nascidos em Palmas: Amanda Cristina Oliveira e Palméryo Campos. Fenelon Barbosa, primeiro prefeito de Palmas, que no ato solene foi representado pela sua filha, a secretária de Estado Berenice Barbosa, também foi homenageado.

O autor do requerimento, deputado Júnior Geo destacou que Palmas é geradora de oportunidades para todos que buscam formação acadêmica, crescimento intelectual e profissional. Para Geo, o Parlamento também tem ajudado em projetos nesse sentido, na preparação de estudantes para vestibular, concursos públicos e cursos profissionalizantes, por meio da Escola do Legislativo e na cobrança por mais vagas em concursos públicos. 

 Biografia:

Francisco Ribeiro Novaes é Pastor, Bacharel em Teologia e Terapeuta Naturalista. Natural de Maracás (BA), percorreu vários estados brasileiros, até estabelecer-se no antigo Norte Goiano (hoje estado do Tocantins), onde consolidou uma das mais profícuas carreiras como líder cristão protestante.

Pastor Novaes, como é conhecido, é um pioneiro na capital Palmas, onde implantou a Igreja Assembleia de Deus CIADSETA, na região sul da capital, tornando-se um dos mais conhecidos e admirados líderes evangélicos do Tocantins.

Depois de pastorar vários campos, em 03 de janeiro de 1991, veio para Palmas, para fundar e presidir a Igreja Assembleia de Deus CIADSETA na região sul da capital, que permaneceu na liderança da Igreja, até sua jubilação em 20 de dezembro de 2010.

Pastor Novaes, fez parte da Comitiva de líderes do Norte Goiano que esteve em Brasília-DF, por ocasião da promulgação da Constituição Federal em 05 de outubro de 1988, quando foi criado o Estado do Tocantins. Na divisão do Estado do Tocantins, fez parte da Comissão Pró-fundação da Capital – Palmas. Integrou o grupo de lideranças sob o comando do então Prefeito de Porto Nacional, Vicentinho Alves, os quais foram até Brasília para defender a fundação da capital no então Distrito do Canela, onde hoje está edificada a nossa capital.

No dia 20 de maio de 1989, quando o governador José Wilson Siqueira Campos dirigiu o evento de lançamento da pedra fundamental de criação de Palmas, o Pastor Francisco Novaes juntamente com o Pastor Sebastião Andrade (Presidente do CIADSETA), teve participação efetiva no culto ecumênico, dirigindo um fervoroso clamor a Deus pela criação da mais nova capital do Brasil.

Pastor Novaes, hoje jubilado, mas é um líder ativo, uma referência para muitos pastores e líderes. Ele utiliza sua sabedoria e bagagem pastoral para orientar e admoestar grande número de ministros, obreiros e irmãos que recorrem aos seus conselhos e ensinamentos.

336x280ad