Sob a proteção de Xangô, Câmara celebra Visibilidade Lésbica

A Câmara dos Deputados realizou, pela primeira vez na história, uma sessão solene em Homenagem ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Celebrada em 29 de agosto, a data visa reconhecer a força e a importância da mulher lésbica para a sociedade e a cultura.

O pedido para a realização do evento partiu da deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS) e contou com a assinatura de outros 15 deputados de diferentes partidos, como PCdoB, União Brasil, PT, PSD, Republicanos e PV.

Ao abrir a sessão, a parlamentar, que é lésbica, declarou:

– Declaro aberta a sessão sob a proteção de Deus, o meu pai Xangô, de Exu e em nome do povo brasileiro.

Na justificativa para a sessão solene, Daiana Santos defende o combate à lesbofobia e ao lesbocídio, citando a discriminação e até mesmo o assédio moral que essas mulheres sofrem.

– Infelizmente não há dados acerca do lesbocídio nas notificações e ocorrências na política de segurança pública, saúde ou assistência social, tanto em âmbito nacional e estadual, quanto municipal, o que reforça a urgência da instauração da data em questão, a fim de assegurar a integridade e o direito à vida das mulheres lésbicas – diz parte da justificativa.

Representantes de grupos LGBTQ+ foram convidados para participarem da solenidade, entre eles a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial; Lélia Castro, integrante do Coletivo Ação Lésbica; Janaína Oliveira, presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+; Denise Motta Dau, da Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres; Symmy Larrat, da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+; e outras.

Assista:

336x280ad