Educação de Aparecida tem segunda queda consecutiva do Ideb e não alcança meta projetada pelo Governo Federal

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb, referentes ao ano de 2023, foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação (Mec). Entre os municípios que tiveram queda no resultado, se destaca o de Aparecida do Rio Negro, que já esteve anteriormente como referência no Estado do Tocantins com um dos melhores indicadores educacionais. Os dados comprovam que a Educação ficou estagnada nos últimos quatro anos, já que o município não conseguiu avançar na nota do Ideb nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Observe no gráfico que a nota de 2023 foi 5,0, enquanto a meta projetada pelo Governo Federal para 2021 era de 5,4. Ou seja, o índice não só ficou abaixo do esperado, como teve queda.

Nos anos anteriores houve ascensão durante todas as avaliações, inclusive acima do resultado projetado, sendo 5,6 em 2013; 5,2 em 2015; 5,7 em 2017 e 5,6 em 2019. Os indicadores apontam que em 2013, na gestão do ex-prefeito Deusimar Amorim, o município de Aparecida do Rio Negro já tinha uma nota superior à meta projetada pelo Mec para o ano de 2021.

Ideb

O Ideb reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. O índice é uma importante ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica e importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação.

Resultado

O período de 2013 a 2020 foram de destaque para Educação Municipal de Aparecida. O município executou ações de vanguarda e deu um salto significativo não só nos índices, como na qualidade do ensino e do aprendizado dos alunos, o que foi reflexo dos investimentos estruturais, valorização profissional, dentre outros aspectos, como explica o ex-secretário municipal de Educação, professor Me. Alexandre Oliveira, que foi diretor da Escola Municipal Luza Machado de Miranda de 2013 a 2017, e secretário da Pasta entre 2017 e 2020. 

“Para que o município conseguisse alcançar e ultrapassar as metas projetadas pelo Mec no período de 2013 a 2019, foram criadas ações de curto, médio e longo prazo e realizado acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações criadas. Dentre as ações destacamos o envolvimento de toda comunidade escolar, criação da avaliação Samar, Formação Continuada de Professores com foco nas práticas pedagógicas. Mas o foco principal é fazer com que o aluno se torne um sujeito ativo e pertencente nesse processo. Ele precisa perceber a sua importância, perceber o seu valor e observar que é possível alcançar tudo que é proposto quando se quer algo”, explicou Alexandre.

Investimentos

Nos anos de ascensão da Educação Municipal, a gestão anterior investiu fortemente na área educacional, com ampliação e construção de salas de aula, obras de ginásios esportivos, valorização dos profissionais, criação do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei Aquarela que pela primeira vez proporcionou aos moradores os direitos constitucionais de vagas para crianças a partir de 3 anos. Também foram criados o Programa de Formação Integral (Profien), Sistema Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e Avaliação Samar.

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