Tocantins e Santa Catarina são parceiros na formação de agentes do Sistema Penitenciário

Agentes do Sistema Penitenciário e Prisional (Sispen) do Tocantins concluíram com êxito a participação no 9º Curso de Técnicas Operacionais Penitenciárias (TOP), realizado pelo Governo de Santa Catarina. O curso, que começou em 26 de novembro com duração de 20 dias e um total de 33 alunos, sendo três do Tocantins, foi realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania catarinense (SJC-SC) no Complexo Penitenciário de Chapecó.

A formação profissional de agentes é uma das marcas da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), referência no Brasil e até no exterior. Nesta nova edição, além dos alunos do Sistema Penitenciário Federal, participaram representantes dos estados do Acre, do Tocantins e 13 agentes penitenciários das províncias de Misiones e de Santa Fé, na Argentina. Do Tocantins, obtiveram aprovação os agentes Eliakim de Sousa Moraes, Roneis Cavalcante da Silva, e José Antônio Menezes Marinho.

O 9º TOP foi realizado no recém inaugurado Centro de Treinamento Tático Operacional Penitenciário da 6ª Região, um espaço com estande de tiro, sala de aula, cenário para simulações de emboscada e situações de crise em escoltas.

Segundo o superintendente do Sispen To, Orleanes Alves, após a conclusão do TOP, os agentes tocantinenses estão habilitados para participar de uma etapa mais avançada do curso pela mesma instituição. “Esse relacionamento com o estado de Santa Catarina resulta de articulações dentro do Consej, (Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Prisional), do qual o Tocantins faz parte. Desde então, já foi possível formar pela Acadejuc mais de 10 servidores tocantinenses, incluindo até um do Sistema Socioeducativo”, lembra.

 

336x280ad