Para 55%, Lula provocou Trump com falas no Brics, indica Quaest

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16) revelou que 55% dos brasileiros consideram que o presidente Lula (PT) provocou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, realizada no início do mês. Por outro lado, segundo o levantamento, 31% dos entrevistados acreditam que o petista não provocou o americano, enquanto 14% não souberam ou não responderam.

Na cúpula, Lula criticou Trump afirmando que o presidente norte-americano estava ameaçando outros países pelas redes sociais. As declarações do petista vieram após Trump afirmar, em uma publicação na Truth Social, que taxaria em 10% os países que adotassem “políticas antiamericanas” no âmbito do Brics.

– O mundo mudou, não queremos imperador. Nós somos países soberanos. Se ele achar que ele pode taxar, os países têm o direito de taxar também. Existe a lei da reciprocidade. Eu achei muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais – disse o petista.

Lula também comentou com jornalistas, no encerramento do encontro, que Trump não deveria dar “palpite” sobre a política brasileira, em resposta a outra declaração do republicano. Na ocasião, o presidente dos EUA havia acusado o Brasil de promover uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

– Eu não vou comentar essa coisa do Trump e do Bolsonaro. Eu tenho coisa mais importante para comentar do que isso. Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida, mas não na nossa – completou.

A pesquisa divulgada nesta quarta foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada presencialmente entre os dias 10 e 14 de julho, com 2.004 eleitores em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

336x280ad