
Centro de Canoagem de Araguaína nasceu de requerimento apresentado por Gipão quando ainda era vereador
A inauguração do Centro de Canoagem de Araguaína, marcada para esta segunda-feira, dia 22, representa não apenas um avanço no esporte e no lazer do município, mas também o resultado de uma proposta apresentada ainda em 2017 pelo então vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão), hoje deputado estadual.
Na época, Gipão apresentou requerimento à Câmara Municipal solicitando ao Executivo a criação de uma escola de canoagem nas águas do Lago Azul, como forma de aproveitar o potencial da Via Lago – uma das maiores obras de urbanização da cidade – e oferecer novas oportunidades à juventude araguainense.
No documento, Gipão destacou os inúmeros benefícios da canoagem, esporte olímpico que desenvolve a postura, fortalece a musculatura e pode ser comparado em intensidade e resultados à natação e ao ciclismo. Além disso, apontou a relevância social da iniciativa como alternativa para afastar a juventude do mundo do crime, incentivar e aproximar os jovens do esporte e da disciplina.
“A Via Lago representa muito mais que urbanização e lazer. É também um espaço para promover saúde, esporte e cidadania. A canoagem é uma atividade completa, que une os benefícios físicos a uma opção segura e saudável para a juventude”, justificou Gipão no requerimento de 1º de setembro de 2017.
Agora, oito anos depois da proposta, o sonho começa a se tornar realidade com a entrega do Centro de Canoagem, que contará com estrutura para receber competições de nível nacional e também para a iniciação de novos atletas.
Com salas de aula, academia, piscina para treinamentos, áreas administrativas e acesso direto ao Lago Azul, o espaço será referência não apenas em Araguaína, mas em toda a Região Norte do Tocantins.
A inauguração do Centro de Canoagem simboliza um marco para o esporte tocantinense e reforça a importância da atuação parlamentar de Gipão, que desde o início da vida pública defende projetos voltados para o desenvolvimento social e esportivo.