Igreja Presbiteriana do Brasil completa 160 anos e é homenageada em sessão solene no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados prestou na quarta-feira (14), em Brasília, no Plenário Ulysses Guimarães, uma homenagem à Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), em comemoração aos seus 160 anos, completados na segunda-feira, dia 12 de agosto. O local mais nobre do Congresso Nacional, ao lado do Plenário Ruy Barbosa, do Senado Federal, onde são deliberadas as questões mais importantes do país, sediou uma Sessão Solene dedicada à IPB, com a participação de parlamentares de diversas legendas, convidados de outras igrejas, funcionários de gabinetes e servidores. O presidente do Supremo Concílio da IPB, reverendo Roberto Brasileiro, e o diretor-presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos, compuseram a mesa da sessão, presidida e organizada pelo deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Ao longo do evento, mais de dez deputados da casa, além de representantes do governo do Distrito Federal e de ministérios do governo Federal subiram à tribuna do plenário para discursar a respeito da história da IPB e destacar os feitos da Igreja em benefício da sociedade, lembrando a importância da atuação presbiteriana no Brasil no campo educacional e de saúde pública.

“Entendemos o trabalho social que a igreja tem feito e, acima de tudo, o trabalho espiritual que ela faz. Nenhuma instituição sobrevive por 160 anos sem falar a verdade e se não tiver propostas e propósitos. É uma Igreja fundamentada nos pilares do evangelho e que também por tudo isso arrebanha milhares de pessoas no Brasil e no mundo”, comentou Gilberto Nascimento, acrescentando: “essa sessão, hoje, é o reconhecimento da sociedade, do país. Essa casa representa o povo brasileiro, então, na hora em que você está fazendo uma sessão nessa casa é o povo brasileiro dizendo que reconhece, agradece e apoia esse trabalho”.

O Coral da IPB Nacional se apresentou durante evento, em duas ocasiões, sendo uma ao lado da Banda de Música da Ala 1, da Base Aérea de Brasília – especificamente no hino “Tu és fiel”. “A igreja nunca abandonou o seu alvo, o seu propósito, que é a pregação do evangelho. Os demais projetos, escolas e seminários, na área de educação, e a atenção na área da saúde, são muito importantes, mas o nosso alvo sempre foi a pregação do evangelho. E esse alvo nós estamos mantendo, Deus tem dado à igreja fidelidade para continuar com os nossos propósitos”, lembrou o reverendo Roberto Brasileiro. “A solenidade é o reconhecimento da sociedade por tudo aquilo que a igreja fez, e onde nós anunciamos que continuamos fiéis aos nossos propósitos”, complementou.

Em sua participação na tribuna, o reverendo lembrou ainda dos nomes que colaboraram com a instalação da IPB e do Mackenzie, no Brasil, e também das lideranças que formou em suas salas de aula. “Coube à igreja também influenciar na formação de líderes do Brasil. As nossas Escolas formaram grandes lideranças do Brasil, como Oswaldo Cruz”, explicou.

“Pesquisando a história, descobrimos alguns ilustres que influenciaram a vinda do Mackenzie ao Brasil, grandes homens como Ruy Barbosa, que foi o advogado da instituição; José Bonifácio de Andrade, que abriu oportunidades para que a Igreja chegasse ao Brasil”, conta Roberto Brasileiro, que ao final de sua participação fez uma oração.

Para José Inácio Ramos, presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, a interlocução com a sociedade, estabelecida pela IPB ao longo dos anos na propagação da palavra de Deus, tem sido um dos diferenciais da atuação da Igreja. “A IPB tem o compromisso de pregar a palavra de Deus de forma clara, objetiva, transparente, baseada apenas na Bíblia, e cuidando do social, que é extremamente precioso a toda população, independente de raça, cor ou credo. Mas, cabe a IPB, primeiramente, propagar a palavra de Deus. E, em função disso, demonstrar a sua fé às boas obras. Esse é o nosso objetivo”, ressalta, concluindo: “a IPB tem se mantido fiel à palavra de Deus nestes 160 anos em que ela atua em território nacional. E preocupada com isso ela promove a inauguração de escolas, hospitais, creches, asilos, apoio a pessoas com problemas com drogas e àqueles que estão de alguma forma excluídos da sociedade, para que eles consigam se recuperar e contribuir com o desenvolvimento do país. O reconhecimento do poder legislativo, da sua câmara federal, através de deputados cristãos ou não cristãos, evangélicos ou não, em comprimentar e reconhecer o trabalho da IPB nesses 160 anos de atividade no Brasil, demonstra a importância dessa atuação”, encerra o presidente do IPM.

336x280ad