
Governo e chineses têm reunião com a Infraero para discutir implantação de rota entre Palmas e Xangai
O Governo do Estado, por meio do Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, acompanhado dos representantes da Câmara de Comércio de Xangai, Igor Araújo Soares e Fernando Gur, se reuniu, nessa quarta-feira, 15, com a superintendente da Infraero em exercício, Janaína Jácome Barros Alves e com o gerente de Gestão Operacional e Segurança, Renato Duarte, para discutir a implantação de rota aérea comercial para o transporte de cargas entre Palmas e Xangai.
Durante a reunião, os executivos da Infraero repassaram todas as informações sobre a capacidade do Aeroporto de Palmas, Brigadeiro Lysias Rodrigues, que conta com pista de pouso e decolagem pronta para receber aeronaves, inclusive, cargueiros de grande porte. Foi informado também que a Infraero está cumprindo os protocolos para internacionalização do Aeroporto para receber voos de passageiros internacionais.
Em relação ao transporte de cargas, a superintendente da Infraero em exercício explicou que este processo depende do alfandegamento do Terminal de Logística de Cargas (Teca), cujo processo está em andamento na Receita Federal. Mas, para isto, o terminal precisa receber ainda algumas adequações na sua estrutura.
“Como o terminal foi privatizado, as obras serão realizadas pela empresa vencedora do certame para que seja feito o alfandegamento. Só a partir daí a companhia chinesa pode entrar com o pedido para operar os voos cargueiros comerciais”, explicou. A alfândega é um departamento localizado dentro dos aeroportos para fiscalizar e controlar a entrada e saída de mercadorias.
O secretário Tom Lyra disse que irá informar ao governador Mauro Carlesse o resultado da reunião para que ele possa fazer gestão na Infraero para que o processo seja agilizado, tendo em vista a importância da criação desta rota aérea comercial direto com Xangai, a maior cidade da China e um núcleo financeiro global.
”Com certeza a implantação deste projeto vai ajudar intensificar o comércio com a China, fortalecendo a nossa economia para trazer mais desenvolvimento econômico e social ao Tocantins, que é o grande interesse do governador Mauro Carlesse”, afirmou.
A reunião na Infraero foi realizada após os representantes da Câmara de Comércio de Xangai apresentar o projeto ao governador Mauro Carlesse, ainda na manhã dessa quarta-feira, 15.