urna eletrônica. Foto: Nelson Jr./ ASICS/TSE

Eleitores do TO voltam às urnas no próximo domingo para eleger o governador que ficará no cargo até dezembro deste ano

Os eleitores do Tocantins vão voltar às urnas no próximo domingo (24) para eleger o governador, que ficará no cargo até dezembro deste ano. O segundo turno da eleição suplementar será realizado nos 139 municípios do estado. Os portões serão abertos às 8h e vão fechar às 17h. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral serão disponibilizadas 4.998 urnas, distribuídas em 3.718 seções de votação. Confira abaixo os principais prazos.

A partir de terça-feira (19) nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, exceto em caso de flagrante ou sentença por crime inafiançável.

Já na quinta-feira (21) é o último dia para propaganda política, com reuniões públicas ou comícios.

Na sexta-feira (22) é o último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita do segundo turno no rádio e na televisão. Além de ser o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno.

No sábado (23), véspera da eleição, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica promoverá o sorteio das seções eleitorais. As urnas serão submetidas aos procedimentos de auditoria da votação eletrônica.

Eleição Suplementar

 

No primeiro turno da eleição, realizada no dia 3 de junho, o candidato mais bem votado no pleito, Mauro Carlesse (PHS) teve 174.275 votos (30,31%). Vicentinho Alves (PR) ficou em segundo com 22%.

Por outro lado, os votos brancos, nulos e abstenções somaram 43,54% dos votos no 1º turno da eleição suplementar para governador do Tocantins. Isso representa 443.414 eleitores, quase a metade do total.

A eleição suplementar foi convocada após a cassação do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e da vice dele, Cláudia Lelis (PV). Os dois foram considerados culpados por captação ilegal de recursos para a campanha eleitoral de 2014 pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O vencedor da eleição suplementar vai ficar no cargo até 31 de dezembro e pode concorrer à reeleição em outubro.

Eleições Gerais

O candidato eleito no segundo turno será diplomado até o dia 9 de julho e exercerá o governo do Estado até 31 de dezembro. Em 7 de outubro os eleitores do Tocantins voltam novamente às urnas para as Eleições Gerais de 2018, dessa vez para eleger deputado federal, deputado estadual, dois senadores, governador e vice, e presidente da República e vice.

 

Fonte: G1 Tocantins

336x280ad