Romênia cria lei para combater violência contra os cristãos

Romênia celebrou seu primeiro Dia Nacional de Conscientização da Violência contra os Cristãos para homenagear os romenos que sofreram algum tipo de violência religiosa e aumentar a conscientização sobre a perseguição anticristã que está acontecendo em todo o mundo.

No início deste ano, Daniel Gheorghe, membro da Câmara dos Deputados da Romênia, apresentou uma lei estabelecendo 16 de agosto como o Dia Nacional de Conscientização da Violência contra os Cristãos. Em junho, o governo romeno aprovou a lei.

De acordo com Daniel, a lei foi elaborada para informar o público, especialmente a geração mais jovem, como o cristianismo se tornou parte da história da Romênia. A lei também visa aumentar a conscientização sobre a perseguição cristã global que está acontecendo hoje.

“É por isso que a proclamação de um dia de comemoração nacional pelo seu martírio deve ser para nós uma oportunidade de nos tornarmos mais conscientes da violência de hoje contra os cristãos”, disse o líder Ortodoxo Romeno Daniel, observando que esta violência “assume diferentes formas de perseguição hoje, desde a cristofobia das novas ideologias às execuções filmadas daqueles cuja única culpa é ser cristão”.

Perseguição Cristã

Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido do mundo, de acordo com um relatório de 2019 do governo do Reino Unido. Aproximadamente 80% de todas as perseguições religiosas registradas são contra cristãos. A lei recém-criada também trata da batalha pela liberdade religiosa como um direito fundamental de todos.

“Neste contexto, o Patriarcado Romeno defende a recuperação da memória do martírio cristão. E pela proteção e promoção da liberdade religiosa como um direito fundamental de toda pessoa humana”, continua o comunicado.

Comemoração

Em 16 de agosto, edifícios e monumentos na Romênia foram iluminados em vermelho para comemorar. No domingo passado foi o primeiro Dia Nacional de Conscientização sobre a Violência contra os Cristãos na Romênia. Nos próximos anos, o romeno sempre será lembrado de como o cristianismo causou impacto na nação.

336x280ad