
Governo do Tocantins garante melhor funcionamento do Portal da Transparência e sistemas tributários e financeiros
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), realizou a manutenção nos servidores de aplicação dos Sistemas Tributários, do Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Tocantins (Siafe/TO) e do Portal da Transparência, nesse final de semana. A equipe técnica trabalhou para o retorno rápido, com previsão de restabelecimento nessa terça-feira, 8. Entretanto, o retorno aconteceu antecipadamente no sábado, 5, por volta das 14 horas.
A manutenção realizada nos sistemas da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz) e Controladoria-Geral do Estado (CGE) envolveu a Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação e a Superintendência de Sistemas de Informação, um processo que teve como foco prestar um melhor serviço para os órgãos públicos, que hospedam informações no ambiente on-line, com um novo servidor mais moderno, com melhor estrutura de memória, comunicação e velocidade.
“É gratificante ver o resultado positivo de um grande planejamento que necessitou de um esforço conjunto de duas superintendências na ATI, além de várias gerências de negócio. Já nas primeiras horas após a liberação do ambiente, recebemos os retornos das áreas de negócio informando que relatórios que nunca foram executados por falta de capacidade anteriormente, agora, estão executando e entregando as informações para uma melhor gestão do Estado”, afirmou o superintendente de Infraestrutura e Serviços de Tecnologia da Informação, Augusto Ayres.
Segundo a gerente de Sistemas Fazendários da ATI, Laís Maciel, esse trabalho trouxe melhorias para os sistemas da Fazenda e Portal da Transparência, impactando em uma melhor performance no processamento de dados, na emissão de novos relatórios, e na velocidade da consulta dos dados para uma fiscalização mais rápida e segura.
Essa ação tinha por objetivo melhorias nos serviços de tecnologia da informação no qual foi necessário realizar uma parada no banco de dados para efetuar a migração de dados para um novo servidor mais robusto, que permita o aumento da capacidade computacional de processamento de dados e da resiliência contra falhas do ambiente com redução do tempo de backup.