
Mais cinco países estabelecerão relações com Israel, diz Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, antecipou nesta terça-feira (15) que “mais cinco países” logo estabelecerão relações diplomáticas com Israel, pouco antes de participar da assinatura dos acordos entre o governo israelense e Emirados Árabes e Bahrein, em cerimônia na Casa Branca.
– Estamos muito avançados com mais cinco países – disse Trump.
Ele deu declarações durante a reunião bilateral com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Trump destacou que muitas nações estão preparadas para seguir os passos de Emirados Árabes e Bahrein, a fim de normalizar relações com Israel.
Ele se reuniu com Netanyahu pouco antes de presidir a cerimônia de assinatura dos Acordos de Abraham. O presidente americano destacou que esses pactos abrirão portas para que mais países árabes formalizem laços com Israel, que até então mantinha relações apenas com Egito (desde 1979) e Jordânia (desde 1994).
A intenção de Trump é promover os acordos o quanto antes, em plena campanha para as eleições presidenciais dos EUA, que serão realizadas no dia 3 de novembro. Na reunião com Netanyahu, o mandatário americano declarou que Israel “não está mais isolado” no Oriente Médio.
– Até Bibi (apelido de Netanyahu) se cansa da guerra – brincou Trump, provocando risadas do premiê israelense.
De acordo com o presidente americano, os palestinos também chegarão a um acordo de paz com Israel “no momento adequado” e garantiu que a Casa Branca está “falando” com eles.
Trump se reuniu separadamente com os ministros das Relações Exteriores dos Emirados Árabes, Abdullah bin Zayed Al Nahyan, e do Bahrein, Abdullatif bin Rashid Al Zayani, que visitam a Casa Branca para participarem da cerimônia.
*Com informações da Agência EFE