
Órgãos de segurança e fiscalização do Governo do Tocantins alinham ações da operação Tolerância Zero na Capital e em Luzimangues
Uma reunião, para o ajuste de ações da Força-Tarefa da operação Tolerância Zero, ocorreu nesta quinta-feira, 1° de julho, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar. Além de representantes de diversos órgãos da segurança pública e de fiscalização estaduais, contou com a presença de representantes municipais de Palmas e Porto Nacional.
O objetivo da reunião foi alinhar e planejar as ações integradas que serão realizadas neste sábado, 3, com vistas a garantir o cumprimento do Decreto Estadual que estabelece medidas contra a disseminação da Covid-19.
Cada órgão estabeleceu quantos agentes poderão participar das equipes, que reforçarão o policiamento e a fiscalização em três pontos pré-estabelecidos: na região sul da Capital, no Plano Diretor e em Luzimangues, Distrito de Porto Nacional.
As estratégias operacionais e administrativas observam a competência de cada força conforme a legislação, cabendo à Polícia Militar o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.
O chefe de Estado-Maior da PM, coronel Wesley Borges Costa, externou sua satisfação com o trabalho integrado que já vem sendo feito, entre as forças, desde o início da pandemia e reforçou que só com a parceria de todos a atuação será efetiva.
Força-Tarefa Tolerância Zero
O Decreto n° 6.230, assinado pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, tem o objetivo de prevenir e enfrentar as condutas que contribuam para a propagação do novo Coronavírus. O pacote de medidas instituiu ainda a Força-Tarefa Tolerância Zero, que atuará de maneira a garantir o cumprimento do decreto e dispersar eventos e aglomerações.
Dentre as medidas elencadas no decreto, fica proibida a realização de eventos de qualquer natureza, além da aplicação de penalidades, em caso de descumprimento de regras, para pessoas físicas e/ou jurídicas, como: advertência, multas, interdição parcial ou total do estabelecimento, cancelamento de autorização para funcionamento de empresa e cancelamento do alvará de licenciamento.