Cristão: Portador das “boas-novas”

Evangelho significa “boas-novas” ou “boas-notícias”. Sua origem vem do grego euangelion. Apesar do termo “evangelho” poder ser aplicado em outros contextos, como em seu sentido clássico e original para se referir a recompensa dada pela entrega de boas notícias, obviamente sua aplicação mais conhecida é o sentido que possui na literatura cristã, no caso, referente à mensagem essencial da salvação.

Essa notícia é tão boa que não podemos guardá-la só para nós. Todos precisam ouvir as boas-novas! Todos os seguidores de Jesus devem contar as boas-novas para outras pessoas, que ainda não conhecem. As boas-novas de Jesus salvam e transformam vidas.

O Senhor Jesus deu aos cristãos a responsabilidade de anunciar o evangelho “boas-novas”, E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. (Marcos 16:15). No entanto, parece que nos últimos tempos as pessoas não têm percebido o cristão como o portador dessa boa notícia.

O apostolo Paulo disse que o evangelho é Poder de Deus “Porquanto não me envergonho do Evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê” (Romanos 1:16). Então as boas novas de salvação deve ser acompanhadas do poder, que gera mudança de vida.

Nos dias atuais, o cristianismo não é mais caracterizado como o porta-voz das boas-novas. Apesar do avanço da igreja, chegando a locais nunca antes alcançados, o que vem sendo pregado é o que realmente preocupa!  É que o evangelho às vezes está sendo pregado por interesse financeiro ou posição social, e não como “boas notícias”.

Ao pregar as “boas novas”, você dá continuidade ao que Jesus iniciou, Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado”. (Lucas 4:43). De fato, os cristãos são responsáveis pela pregação das “boas novas”.

Em termos simples, as boas novas incluem todas as verdades que Jesus falou e seus discípulos escreveram. Antes de subir ao céu, Jesus disse a seus seguidores: “Ide, portanto, e fazei discípulos de pessoas de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai, e do Filho, e do Espírito santo, ensinando-as a observar todas as coisas que vos ordenei.” (Mateus 28:19, 20) Assim, a obra dos cristãos verdadeiros não envolve apenas falar a outros sobre o evangelho; eles precisam se esforçar para fazer discípulos.

 

Autor: Pr. Josyvan Gomes, é teólogo, jornalista e pastor dirigente congregacional da Assembleia de Deus CiadSeta, em Taquaralto, Palmas -TO

336x280ad