
Colombianos são presos em Palmas suspeitos de agiotagem
Dois colombianos foram presos pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (2) em Palmas suspeitos de praticar agiotagem. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a suspeita é de que eles integrem uma quadrilha especializada no crime. Diego Mejio, de 34, e Miguel Rodriguez, de 25 anos, serão levados para a Casa de Prisão Provisória.
Os dois suspeitos foram presos na região de Taquaralto, próximo a Área Reservada ao Comércio Ambulante (ARCA). Com eles foram encontrados celulares, documentos de veículos, dinheiro e fichas de cadastro que possivelmente eram usadas nos empréstimos.
Ainda segundo a polícia, os dois emprestavam dinheiro para pequenos comerciantes e cobravam juros altos. As vítimas tinham que pagar de R$ 60 a R$ 180 por dia. Além disso, a cobrança era feita de maneira intimidatória.
Segundo o delegado de investigações criminais, Evaldo Gomes, o esquema seria praticado por uma organização criminosa. Quando os suspeitos chegaram na cidade teriam encontrado toda uma estrutura de veículos, apartamentos e lista de possíveis vítimas.
“Essa organização criminosa que tem como objetivo emprestar valores para alguns comerciantes e pessoas físicas, cobrando juros extorsivos e posteriormente fazendo a cobrança mediante ameaça de recebimento destes valores. Percebemos que eles se aproveitavam da fragilidade financeira daquelas pessoas vítimas dessa arbitrariedade”, afirmou o delegado.
A maior parte dos investigados pela polícia é de colombianos. Além disso, os valores dos empréstimos cobrados mediante extorsão eram transferidos para contas na Colômbia.
Panfletos políticos
Ainda de acordo com a SSP, também com os suspeitos foram encontrados materiais de campanha da coligação “A Verdadeira Mudança”, do candidato a governador do PSB, Carlos Amastha. Após ouvidos e passarem por exame de corpo de delito, os suspeitos seriam encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) ainda nesta noite.