Técnicos de vigilâncias epidemiológicas no Tocantins recebem capacitação

O Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), nível EpiSUS-Fundamental, encerra sua primeira oficina nesta sexta-feira, 1º, com 26 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios. O treinamento é coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde.

O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Vigilância em Saúde (SVS), por meio da capacitação de profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do SUS, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública, ficando estes servidores no final do curso, responsáveis para atender as demandas epidemiologia da região.

Tânia Portella, instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, explica como funciona a capacitação. “O curso tem duração de três meses, sendo três oficinas. A primeira iniciou no dia 28 de janeiro e termina dia 1º de fevereiro; a segunda oficina acontece em março e a terceira em abril. É voltada para profissionais da área de saúde, da vigilância, atenção primária, laboratórios, tendo como foco a epidemiologia de campo, então trabalhamos conteúdos de epidemiologia básica, desde conceitos básicos de vigilância e também o controle de surtos e epidemias.”

Tânia explica ainda que a estrutura do curso contempla um instrutor nacional, que vem e ministra todas as aulas. “Temos o apoio do Estado que fornece e disponibiliza técnicos que são nossos tutores e vão acompanhar os alunos para que possam desenvolver as atividades em campo e apresentá-las na próxima oficina”.

Orcélia Sales, do Núcleo de Educação Permanente (NEP), é uma das tutoras e fala dos benefícios do treinamento no processo de trabalho para a Saúde do Estado. “Aprimoramento da capacidade dos profissionais de elaborar análises descritivas de problemas de saúde pública; fortalecimento da cultura de tomada de decisão baseada na análise de dados”.

EpiSUS

O EpiSUS é um treinamento oferecido pela SVS para profissionais da área de saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de 100 países.

336x280ad