
Democracia e Saúde são temas de conferência em Palmas
O secretário de Estado da Saúde, Renato Jayme, participou na tarde desta terça-feira, 26, da abertura oficial da 11ª Conferência Municipal de Saúde de Palmas. O evento faz parte do calendário de conferências que debaterão o Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país e será realizado em todos os municípios tocantinenses. O evento da Capital é resultado dos debates ocorridos nos bairros da cidade e elenca três eixos de debates: direito como saúde, consolidação do SUS, e financiamento do SUS.
“Este é um momento que nos leva a despertar, a termos um olhar diferente para os problemas que atingem a saúde pública e nos ajuda a construir, de forma coletiva, as soluções e os papéis de todos os envolvidos, na consolidação de um SUS cada dia melhor. Tenho certeza que daqui, assim como os demais municípios, todos receberão estímulo suficiente para perseguirmos uma saúde pública mais fortalecida”, afirmou Renato Jayme.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Palmas, Daniel Borini Zemuner, “atualmente, há um entrave em relação aos poucos recursos que temos para investir em saúde, mas precisamos atentar para as ameaças nacionais que existem ao SUS, como a aprovação da emenda constitucional 95, que congela os gastos com saúde por 20 anos e ainda a desvinculação de recursos, que acaba com o mínimo garantido de investimento na saúde pública do país”, destacou.
Também presente, a promotora de Justiça, Maria Roseli de Almeida Pery, parabenizou a organização e relembrou o despertar para os cuidados com o SUS. “Olhar a plenária cheia nos faz feliz em saber que há tantas pessoas envolvidas e dispostas a discutir a saúde pública, fato que é de suma importância para a população usuária do SUS”, enfatizou.
Responsável pela organização do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Antônio Granjeiro Saraiva, homenageou Rosely Pery pela dedicação aos cuidados com a saúde pública e à parceria com o poder executivo, no sentido de promover um atendimento cada dia melhor à população de Palmas.
O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Mário Benício dos Santos, convocou os presentes a “brigarmos pelo SUS, porque ele pode morrer com privatizações. Vamos debater e buscar alternativas para que ele seja melhorado e sobreviva a todas as dificuldades que enfrenta. Para isso, todos estão de agora convidados para a Conferência Estadual que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, em Palmas”, finalizou.