
Educação é prioridade da região sul para integrar Plano Plurianual 2020-2023
Em processos de discussões e votações democráticos, representantes de 17 municípios decidiram, nesta terça-feira, 30, que a educação é a prioridade máxima para a região sul do Tocantins. A decisão do eixo temático que vai integrar o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 foi votada durante a Consulta Pública que o Governo do Tocantins realizou, por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz), em Gurupi, no Centro de Ensino Médio Bom Jesus, para oportunizar a manifestação da sociedade sobre as ações prioritárias que devem ser executadas nos próximos quatro anos.
A proposta vencedora, válida para todos os municípios, teve como foco construir, adequar e aparelhar as unidades escolares de forma a integrar os ambientes físicos, garantir a acessibilidade, o transporte escolar, climatização, cobertura das quadras poliesportivas, laboratórios de ciências, informática, parques infantis, refeitórios, bibliotecas, brinquedotecas, videotecas, aparelhos de som, multimídias e mobiliários adequados, bem como valorização dos profissionais da educação, promovendo ensino de qualidade. “A educação é o que nos move. Pessoas educadas, esclarecidas, têm mais condições de conhecer e reivindicar seus direitos em todas as áreas”, destacou Paulo Sérgio, representante do município de Figueirópolis, que integrou o grupo de defesa da área.
“A priorização de um tema não descarta a possibilidade dos demais serem contemplados no PPA”, observou o superindentente de Planejamento da Sefaz, Romildo Dias, ressaltando que prioridade é tudo aquilo que precisa ser resolvido em primeiro lugar e que, no entendimento da sociedade, vai impactar nas demais áreas.
Integram a região sul do Estado os municípios de Cariri do Tocantins, Crixás, Dueré, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Peixe, Sandolândia, Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Gurupi, Palmeirópolis, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, Sucupira e Talismã, e foram os primeiros a participar das consultas públicas que visam estimular a participação e aproximar a sociedade da gestão pública.
As prioridades definidas pelas regiões irão compor o PPA 2020-2023 – o Tocantins que desejamos, ou seja, o principal documento que vai dizer o que o gestão pública deverá implementar nos próximos quatro anos para o bem-estar da população.
Lembrando que o principal compromisso do Governo do Tocantins é realizar ações de impacto positivo nos municípios e que resultem no bem-estar do povo, o secretário da Fazenda e Planejamento, Sandro Henrique Cardoso, ressaltou que a elaboração do PPA com a participação da sociedade é o começo do Tocantins que desejamos, com as ações que retratam as necessidades do povo.
Outras nove consultas públicas serão realizadas para que todos os 139 municípios tenham oportunidade de participar da elaboração do Plano Plurianual. As próximas serão na região sudeste, ainda neste mês de maio, em Taguatinga, no dia 15, e Natividade, no dia 17.
Em todas as consultas públicas, a sociedade discute ações previstas em seis eixos temáticos: saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades. E, no final, em planária geral, prioriza ações de um deles.