Vice-governador recebe homenagem durante a solenidade “Taquaruçu Capital Por um Dia”

Na manhã deste sábado, 1º de junho, o vice-governador Wanderlei Barbosa foi homenageado no distrito de Taquaruçu em reconhecimento histórico da sua iniciativa legislativa com o projeto de Lei de sua autoria “Taquaruçu Capital por um Dia”. A entrega da homenagem aconteceu durante a solenidade de transferência da sede dos Poderes Executivo e Legislativo do município de Palmas para o então distrito de Taquaruçu na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar.

A programação do evento deu início com a entoação do Hino Nacional Brasileiro e a composição da mesa presidida pelo vereador Marilon Barbosa, que convidou a prefeita Cinthia Ribeiro, a deputada Vanda Monteiro, o vice-governador Wanderley Barbosa, o deputado Léo Barbosa e o senador Eduardo Gomes para abrirem a sessão.

Durante o evento foram apresentados requerimentos dos vereadores, ordens de serviço do executivo e aviso de licitações, dentre outros, onde em sua maioria beneficiavam o município de Taquaruçu e Buritirana. Ainda foram realizadas as referidas homenagens direcionadas àqueles que contribuíram para a criação da capital e fizeram de Taquaruçu uma parte dessa história, como o vice-governador Wanderlei Barbosa e seu pai e 1º prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa.

Após receber a homenagem, o vice-governador Wanderlei Barbosa expressou alegria e felicidade de participar mais uma vez do evento cujo a proposta teve sua autoria e foi idealizado por um grande amigo.

“A minha alegria foi ter apresentado essa ementa de Lei muito importante, porque ela traz o reconhecimento da história e luta de muitas pessoas que contribuíram na criação e na construção da capital. Eu sou o autor dessa Emenda, mas também quero fazer jus ao nome do Mário que é um grande amigo meu que me deu essa ideia e pediu que fosse apresentada”, pontuou o vice-governador.

“E é claro que neste momento de lembrar a história tivemos personagens importantes que criaram Palmas para nós e merecem sempre o nosso respeito e admiração pela coragem e persistência, que são os nossos vereadores pioneiros autores da lei de emancipação do município [antes área de Porto Nacional] de transferência da cidade para Palmas, e os mais importantes, que todos que já foram prefeitos de Palmas sabem, que é Fenelon Barbosa e João de Zelina responsáveis pela implantação da capital. Na mesma linha que todo governo do estado sabe e saberá daqui mil anos, que historicamente Siqueira Campos é o autor das leis que criou o Tocantins para nós. E é assim que queremos conviver, com uma história linda e inabalável por qualquer razão ideológica momentânea”, conclui.

Na oportunidade também foram homenageados os pioneiros da capital, vereadores que contribuíram para a efetivação da proposta de transferência, bem como o primeiro prefeito da capital e pai do vice-governador, Fenelon Barbosa, que colaborou para a criação e construção de Palmas.

Taquaruçu Capital por um dia

No ano de 2006, o então vereador e atual vice-governador do Estado, Wanderlei Barbosa apresentou a Emenda nº 053/2006 a Lei Orgânica do município que determinava que na data de 1º de junho de cada ano, o distrito de Taquaruçu se torne sede dos poderes executivo e legislativo em homenagem ao antigo Taquaruçu do Porto que cedeu parte do seu território para a implantação de Palmas em 1º de janeiro de 1990. Na época o prefeito Fenelon Barbosa e os nove vereadores do local realizaram a transferência da sede administrativa do município para Palmas, contribuindo assim para a construção da nova capital do Tocantins.

Presenças

Ainda estiveram presentes os vereadores Etinho Nordeste, Jucelino, Folha, Rogério Santos, Major Negreiros, Hélio Santana, Moisemar Marinho, Laudecy Coimbra, Valdim do Povo, Milton Neres e Lúcio Campelo.

336x280ad