Em vídeo, socorristas do Samu removem homem com crise respiratória que teve contato com advogada vitima Covid-19 em Palmas

Vídeos que circulam nas redes sociais, neste sábado (21), mostram um homem sendo atendido por socorristas do Samu totalmente cobertos por roupas de proteção. As imagens foram gravadas na frente de um prédio na Arse 21, na região central da cidade, no início da tarde. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) confirmou o atendimento e informou que o paciente teve contato com a primeira pessoa que testou positivo para coronavírus no estado.

De acordo com a secretaria, o paciente apresentava tosse e falta de ar. O homem relatou aos socorristas que é portador de bronquite asmática e teve contato com a advogada que testou positivo para Covid-19 após chegar de um congresso em Fortaleza (CE).

O paciente informou ainda que trabalha na área de segurança pública. Ele foi removido pela equipe de socorristas e conduzido até um hospital particular de Palmas, onde vai passar por exames e ficar sob observação.

Neste sábado (21) foi confirmado o segundo caso de coronavírus no Tocantins Segundo as informações, trata-se de uma paciente de 47 anos, hipertensa, que também teve contato com o primeiro caso confirmado no estado, a advogada Kellen Pedreira do Vale, de 42 anos. As duas estão em isolamento domiciliar.

Até a manhã deste sábado, são 67 casos suspeitos e 16 descartados em todo o estado.

A recomendação das autoridades é que a população permaneça dentro de casa para reduzir a disseminação da doença. A transmissão se dá pelo contato com as pessoas infectadas ou ainda por superfícies não higienizadas. A principal orientação é lavar bem as mãos e evitar contato com os olhos, boca e nariz.

Os profissionais do Samu que aparecem no vídeo, por lidarem diretamente com os pacientes, seguiram os protocolos legais e utilizaram EPIs para proteger todo o corpo, evitando contato com o paciente.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Palmas (CIEVS) está realizando o monitoramento do caso e solicitou o isolamento domiciliar de todos que tiveram contato com o paciente.

A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que a Vigilância em Saúde do Estado está ciente do caso e aguarda notificação da Prefeitura de Palmas.

Fonte: G1 Tocantins

336x280ad