Maioria dos pastores nos EUA querem Trump como presidente

Uma pesquisa realizada pelo instituto LifeWay Research, divulgada na última terça-feira (13), concluiu que mais da metade dos pastores evangélicos dos Estados Unidos pretendem votar em Donald Trump nas eleições presidenciais que acontecem no próximo dia 3 de novembro. No total, o percentual de preferência do atual gestor chegou a 53% entre os líderes religiosos.

Entre os que preferem votar no opositor de Trump, o democrata Joe Biden, estão 21% dos pastores evangélicos, enquanto outros 22% ainda não decidiram quem vão apoiar no próximo pleito presidencial norte-americano.

Os dados analisados pelo instituto mostraram grande crescimento em comparação ao que foi apurado em 2016. Na época, 40% dos pastores estavam indecisos em meados de setembro. Cerca de um terço apoiou Trump (32%). Hillary Clinton, a indicada pelo Partido Democrata, obteve 19%, enquanto o libertário Gary Johnson teve 4%.

Os dados da pesquisa neste ano ainda revelam que 68% dos pastores evangélicos de diversas igrejas e 20% das chamadas igrejas tradicionais dizem querer votar em Trump. O candidato do Partido Republicano também conquistou maioria entre os pentecostais, 70%, e entre os batistas, 67%. Já entre os luteranos, o atual presidente registrou 43%, entre os presbiterianos, 24%, e entre os metodistas, 22%.

A pesquisa foi feita de modo misto com 1.000 pastores protestantes e foi conduzida de 2 de setembro a 1 de outubro de 2020 usando entrevistas por telefone e online. A amostra fornece 95% de confiança de que o erro de amostragem não excede mais ou menos 3,4%.

336x280ad