
Governo apresenta planejamento de trabalho e parcerias para nova Chefe-geral da Embrapa no Estado
O secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura do Estado, Thiago Dourado, representando o Governo do Tocantins, participou na manhã desta terça-feira, 29, de uma vídeoconferência com a nova chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO), Danielle de Bem Luiz, com o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, e representantes de setores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Na pauta foi demonstrado o andamento do Convênio Mapa/Ruraltins – e o acompanhamento das compras e execução, bem como a doação de móveis e bens que serão cedidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Durante a apresentação da nova chefia, Danielle apresentou o planejamento de trabalho para 2021 e falou da disposição em trocar experiências e dialogar ideias e projetos. “Nosso primeiro contato é para conhecer os gestores e ouvir demandas, mas já posso adiantar que novas parcerias virão e uma série de novidades serão apresentadas posteriormente”, frisou Danielle de Bem Luiz.
O secretario Thiago Dourado ressaltou o trabalho desenvolvido pelo presidente do Ruraltins, Fabiano Miranda, e a continuidade de projetos importantes para o Estado, parabenizou a nova chefia da Embrapa desejando sucesso na nova missão, agradeceu a constante parceria e reforçou a necessidade dos pacotes tecnológicos chegarem aos pequenos produtores. “O governador Mauro Carlesse já determinou que conhecimento, projetos e ações devem ser desenvolvidos e aplicados para que possam dar mobilidade social e econômica aos produtores do Estado. As atividades na formulação de políticas agrícolas são essenciais”, pontuou o gestor.
Nova chefe-geral da Embrapa Pesca e Aquicultura
Danielle de Bem Luiz é engenheira de alimentos, tem mestrado e doutorado em Engenharia Química. Começou sua carreira na Embrapa Pesca e Aquicultura, onde atuou na área de Pesquisa. Liderou o projeto “Gerenciamento hidrico aplicado a entrepostos de pescado” e foi secretária-executiva do Comitê Técnico Interno (CTI) dessa Unidade, estrutura tanto deliberativa como consultiva, conforme o tema. A nova chefe-geral também passou pela Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados-MS) e atualmente trabalha na Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC).