Secretários da saúde reúnem equipes técnicas para avaliação do Projeto de Porta de Entrada do Hospital Geral de Palmas

O secretário de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva, segue o cronograma de acompanhamento e avaliação do Projeto-piloto de Regulação da Porta de Entrada da Urgência e Emergência Adulta, do Hospital Geral de Palmas (HGP). Na segunda-feira, 16, foi realizada uma reunião entre o gestor estadual e o secretário municipal de Saúde de Palmas, Daniel Borini, e equipes técnicas do HGP e das duas pastas.

A reunião soma-se às ações coordenadas pela Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS) e pela Superintendência de Unidades Próprias (SUHP), que buscam avaliar o projeto pela percepção das gestões municipais, no colegiado gestor, com a participação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/TO), bem como com o grupo técnico da SES.

Para a diretora de Média e Alta Complexidade da Semus de Palmas, Ludmila Nunes, “a reunião foi bastante produtiva, sendo feito alinhamento entre o município de Palmas e o Estado, onde apresentamos panorama desses primeiros 20 dias de Regulação da porta e realizamos alguns encaminhamentos para melhoria do projeto, como a revisão do fluxo de encaminhamento de casos, eixo vermelho [emergência] com as equipes de assistência municipal”, afirmou.

“A experiência de Palmas irá subsidiar as demais unidades do Estado, o projeto realizado no HGP será expandido para outros hospitais. Com uma regulação bem-feita, garantimos uma assistência de qualidade aos pacientes, em tempo hábil e oportuno, de acordo com sua necessidade. A Saúde é feita em conjunto, temos uma rede de assistência que precisa conversar”, informou o secretário Afonso Piva. 

Projeto

O HGP é porta de entrada para urgência e emergência. O Projeto-piloto tem como objetivo regular as unidades de saúde dos municípios de Palmas, Aparecida do Rio Negro, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Novo Acordo, Santa Tereza do Tocantins e São Felix do Tocantins, que tem o HGP como a sua primeira referência em saúde. Além disso, beneficia as unidades hospitalares de Miracema do Tocantins (Hospital Regional de Miracema), Paraíso do Tocantins (Hospital Regional de Paraíso) e Porto Nacional (Hospital Regional de Porto Nacional e Hospital e Maternidade Tia Dedé).

O secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, afirma que o projeto realizado no HGP será expandido para outros hospitais – André Araújo/Governo do Tocantins

336x280ad