
Rubens Uchôa vota contra veto da prefeita Cinthia que proibia linguagem neutra nas escolas
A Câmara de Palmas manteve nesta quarta-feira, 22, o veto da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) à lei de autoria do agora deputado federal Filipe Martins (PL) que pretendia proibir o uso da linguagem neutra nas escolas públicas e privadas e em concursos da Capital.
Mesmo havendo grande pressão por líderes religiosos, educadores conservadores e alguns vereadores que se posicionaram contra o veto, no entanto 11 parlamentares da base de prefeita votaram pela manutenção do veto. 8 votaram pela derrubada do veto.
O vereador Rubens Uchôa que votou contra o veto disse estar decepcionado com alguns vereadores que no discurso se diziam ser contra, mas na hora votaram pela manutenção do veto. “Estou decepcionado com alguns colegas, que no discurso dizia uma coisa, mas na hora dá votação fizeram o contrário”, lamentou o parlamentar.
“Votei contra o veto, pois sou contra o uso da linguagem neutra, e a minha posição sempre será em defesa da família e de nossas crianças”, disse Uchôa.
Com a decisão da manutenção do veto, a linguagem neutra poderá ser adotada em Palmas -TO a qualquer momento, uma vez que não há lei que proíbe.
O Paço alega que optou por vetar o texto por inconstitucionalidade, já que a legislação sobre o tema é de competência exclusiva da União.