Brasil lidera ranking de países com maior crença em Deus, revela pesquisa

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Apsos revelou que o Brasil ocupa a primeira posição em uma lista de 26 países com maior índice de crença em Deus. De acordo com o levantamento, impressionantes 89% dos brasileiros acreditam na existência de um ser divino.

Os resultados da pesquisa colocam o Brasil bem acima da média global, que é de 61%, demonstrando a forte influência religiosa presente na sociedade brasileira. Em contraste, as últimas posições do ranking foram ocupadas por países como Holanda (40%), Coreia do Sul (33%) e Japão (19%), onde a crença religiosa é menos prevalente.

O estudo, realizado entre 20 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano, entrevistou cerca de 19,7 mil pessoas em 26 nações diferentes. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, garantindo uma representatividade estatisticamente significativa.

Além de analisar a crença em Deus, o Instituto Apsos também investigou se os entrevistados acreditavam no poder de forças superiores para auxiliar na superação de crises, como doenças, conflitos e desastres. Os resultados revelaram que, no Brasil, 90% dos entrevistados acreditam que o poder divino pode ser um recurso para enfrentar adversidades.

Mais uma vez, o Brasil liderou esse quesito, com um percentual expressivo de pessoas que acreditam no auxílio divino. Logo em seguida, aparecem Colômbia e África do Sul, ambas com 89%. Por outro lado, países como Suécia (56%), Coreia do Sul (50%) e Japão (37%) figuraram nas últimas colocações, demonstrando uma menor inclinação em buscar amparo em forças superiores.

A íntegra da pesquisa “Religious Beliefs Across the World”, em inglês, está disponível neste link.

336x280ad