
Consulta Pública em Palmas encerra com público recorde as ações para elaboração do PPA 2024-2027
Mais de 2 mil pessoas participaram na sexta-feira, 15, da última Consulta Pública do PPA 2024-2027, realizada em Palmas, sede da Regional Central, composta por 12 cidades.
“É uma alegria chegar ao final das consultas públicas tendo ouvido tantos tocantinenses e tendo certeza de que os anseios da comunidade estarão dentro do PPA 2024-2027. O futuro que os tocantinenses sonham começou a ser traçado na participação de cada cidadão. Eu agradeço a cada um que foi a uma consulta, deu a sua opinião, votou nos desafios principais da sua região e escolheu o futuro que teremos”, agradeceu o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei de Moura.
As cidades que compõem a região central são Aparecida do Rio Negro, Brejinho de Nazaré, Ipueiras, Lajeado, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte do Carmo, Palmas, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis e Tocantínia. A Consulta Pública ocorreu no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, com público recorde e grande participação da comunidade na escolha das prioridades da regional central.
Com as salas dos eixos temáticos lotadas, cada um dos eixos levantou questões relevantes para a Plenária Final da Consulta Pública e cada eixo defendeu suas prioridades para toda a comunidade antes da votação final.
Resultado
A participação em massa dos agentes de segurança pública garantiu que a prioridade das prioridades fosse do eixo Segurança, Assistência Social e Cidadania e diz sobre Aumentar o efetivo e qualificar os profissionais de Segurança Pública.
Na sequência, a mobilização em torno da infraestrutura conquistou uma demanda para a comunidade do Eixo Infraestrutura Econômica e Urbana, e o desafio vencedor foi Promover a pavimentação asfáltica da rodovia TO-446, no trecho entre Miranorte e Abreulandia. O eixo Saúde e Bem-Estar conquistou o terceiro lugar, com o desafio Implantar e estruturar leitos de UTI e UCI nos hospitais de regionais de referência e maternidade das regiões.
Do Eixo Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, o destaque foi para Valorizar os profissionais da educação, por meio de: revisão salarial, formação continuada, plano de carreira, condições de trabalho, incentivo a permanência, valorização da experiência.
Com boa participação da comunidade, o Eixo Gestão Pública e Governança elegeu o desafio Capacitar os servidores públicos estaduais, municipais e colaboradores de Instituições conveniadas.
No Eixo Desenvolvimento Produtivo, Emprego e Renda, Promover a agroindustrialização dos produtos regionais (Produtos da Terra) foi a escolha da plenária final.
E para encerrar os sete eixos temáticos que compõem a metodologia do PPA 2024-2027, o Eixo Meio Ambiente e Mudanças Climáticas definiu como prioridade Reduzir o desmatamento, queimadas ilegais e incêndios florestais.
PPA na prática
A partir dos desafios eleitos em cada eixo temático, e com as informações da Plenária Final e a eleição da Prioridade das Prioridades, o Governo do Tocantins vai elaborar a proposta do PPA 2024-2027, contemplando objetivos, metas e ações para tornar as prioridades eleitas uma realidade de Governo. O PPA é o balizador do orçamento público e as ações contempladas no seu planejamento são uma das diretrizes dos próximos 4 anos do Estado.
Histórico
As consultas públicas tiveram início em Araguatins, no dia 14 de abril, e já foram realizadas nove edições, de norte a sul do Tocantins. A caravana do Governo do Tocantins está trabalhando para ouvir os principais desafios e demandas da comunidade de todas as regiões.
Com o lema Ouvir para Cuidar, a primeira consulta ocorreu no dia 14 de abril e seguiram nas seguintes cidades: Araguatins (14 de abril); Araguaína (26 de maio); Colinas (2 de junho); Divinópolis (23 de junho); Taguatinga (28 de junho); Dianópolis (30 de junho); Gurupi (4 de agosto); Pedro Afonso (5 de setembro) e Novo Acordo (12 de setembro).
Com as informações colhidas nestas 10 consultas públicas realizadas de norte a sul do Tocantins, escutando cerca de 8 mil pessoas, e atendendo ao lema do PPA 2014-2027, Ouvir pra Cuidar, a elaboração da Lei do PPA começa a ser construída.
A voz do povo ecoa em busca de um Tocantins, a cada dia, melhor e o futuro do Estado já começou a ser desenhado pelas escolhas dos tocantinenses.
Segurança pública compareceu em peso e garantiu a prioridade das prioridades na Consulta Pública do PPA Palmas – Thiago Wahlbrink/Governo do Tocantins
Público Recorde comparece à Consulta Pública em PPA Palmas – Thiago Wahlbrink/Governo do Tocantins