AME7187. BRASILIA (BRASIL), 27/06/2024.- El presidente de Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (i), habla con el ministro de Hacienda, Fernando Haddad, durante la 3ª Reunión Plenaria del Consejo para el Desarrollo Económico Social Sostenible, en el Palácio del Itamaraty este jueves, en Brasilia (Brasil). Lula da Silva que "quien especule va a perder dinero" en el país y se quejó de los "cretinos" que atribuyen a sus declaraciones las oscilaciones del mercado de divisas y la pérdida de valor del real frente al dólar. EFE/ André Borges

Haddad: Governo avalia tributar lucro de multinacionais

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o governo federal avalia enviar ao Congresso uma proposta de tributação sobre o lucro de empresas multinacionais que atuam no Brasil. As declarações foram dadas na última sexta-feira (26).

Haddad estava no Rio de Janeiro após participar de reuniões com ministros de finanças de países que participam do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo.

A proposta também é debatida na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mas ainda não há consenso. As informações são do G1.

– No Pilar 1, da OCDE, que trata da taxação das empresas multinacionais, um país, apenas um, é obstáculo ao consenso. Isso não impede os países de tomar, individualmente, providências domésticas, do ponto de vista da sua soberania tributária, pra ir corrigindo distorções – comentou Haddad.

E acrescentou:

– O Brasil está estudando essa matéria, a menos que haja uma reversão rápida do quadro [na OCDE] e nós possamos assinar essa convenção imediatamente. Mas, caso contrário, os países vão tomar decisões isoladamente (…) para proteger suas economias e garantir a sua justa participação nos tributos pagos por multinacionais.

336x280ad