Laboratório de informática faz parte das políticas públicas de reinserção social promovidas pela Seciju - Foto: Seciju/Governo do Tocantins

Governo do Tocantins inaugura novo laboratório de informática para aulas de educação superior na Unidade Penal Regional de Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), inaugurou, nessa segunda-feira, 28, o novo laboratório de informática da Unidade Penal Regional de Palmas, ação que marcou o início das aulas dos cursos de graduação e pós-graduação para pessoas privadas de liberdade.

O espaço foi equipado com 13 computadores e softwares atualizados, possibilitando a oferta de cursos de capacitação como informática básica, digitação e programação, além de formações voltadas às exigências do mercado de trabalho.

A estrutura também servirá como suporte para atividades educacionais em nível superior, garantindo o acesso a materiais didáticos e plataformas de ensino a distância para os custodiados. Atualmente, três custodiados estão matriculados em cursos de graduação e um em pós-graduação.

O novo laboratório permitirá que esses estudantes deem continuidade aos seus estudos, mesmo durante o cumprimento da pena, como é o caso de um dos custodiados que concluiu o ensino médio na Unidade Penal de Palmas e agora faz um curso superior. “Um projeto como este é muito importante para a reintegração social, pois vai ajudar a conseguir um emprego lá fora. Existe o preconceito com um ex-presidiário, ainda mais sem estudo e sem conhecimento, e um projeto como esse pode abrir portas”, pontuou. 

O gerente de Reintegração Social Trabalho e Renda ao Preso e Egresso do Sistema Penal, Dilson Júnior, destacou que a iniciativa proporciona uma nova perspectiva de vida ao custodiado. “Esse projeto contribui diretamente para a reintegração social do custodiado, que sai do Sistema Penal com um diploma e pronto para uma vida longe do crime, já que agora é capacitado”, concluiu. 

Uso do laboratório

Para utilizar o laboratório, o custodiado precisa atender alguns requisitos, como bom comportamento e disciplina, e estar devidamente matriculado em um curso, como ensino profissionalizante, superior ou de pós-graduação. Além disso, o uso é restrito às atividades relacionadas à educação e possuem monitoramento constante dos policiais penais.

Além da Unidade Penal Regional de Palmas, as unidades penais de Cariri e de Tratamento Penal Barra da Grota também possuem laboratórios de informática para atender às políticas públicas de reintegração.

Laboratório também oferta curso de informática básica, digitação e programação para custodiados – Seciju/Governo do Tocantins file_download

336x280ad