Presidente da COMADESMA pastor José Cavalcante morre aos 65 anos  

Morreu, na madrugada deste domingo (21), aos 65 anos, o pastor José Alves Cavalcante, “Pastor Cavalcante como era conhecido”, presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus do Seta no Maranhão (COMADESMA), e ex-deputado estadual do Maranhão. Ele faleceu no Rio de Janeiro (RJ), onde estava internado se preparando para um transplante de fígado.
Cavalcante foi diagnosticado com hepatite C em 2005 e passou por anos de tratamento até conseguir eliminar a carga viral da doença.
Apesar da vitória contra o vírus, os medicamentos utilizados comprometeram gravemente o fígado, que ficou necrosado e perdeu a capacidade de funcionar adequadamente.

O quadro clínico ainda se agravou por hipertensão e diabetes, que também afetaram o sistema renal e outras áreas do aparelho digestivo.
Durante esse período delicado, sofreu ainda um AVC, o que agravou seu quadro clínico e levou ao falecimento.

 Pastor Cavalcante, era um dos principais líderes evangélicos do estado do Maranhão. Natural de Coroatá (MA), ele também foi eleito deputado estadual em 2018 e permaneceu no cargo até 2022.

Há mais de 20 anos, o ex-deputado lutava contra a Hepatite C. O tratamento prolongado e com medicações fortes provocou danos graves ao fígado, sendo necessário um transplante, que seria realizado no Rio de Janeiro. Um dos seus filhos seria o doador vivo de parte do fígado.

Pastor Cavalcante deixa esposa, três filhos, uma nora, um genro e quatro netos.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, se manifestou sobre a morte do ex-deputado. Em comunicado publicado nas redes sociais, ele disse que a comunidade cristã do estado perdeu uma de suas principais lideranças.

“A comunidade cristã do Maranhão perde um líder com o falecimento do pastor Cavalcante, presidente da Comadesma, da Assembleia de Deus em Açailândia e ex-deputado estadual. Minha solidariedade aos familiares, amigos e aos membros da congregação. Deixo meu abraço fraterno e peço a Deus que console todos vocês!”, escreveu Brandão.

Por meio de nota, a Comadesma lamentou a morte do pastor e destacou sua luta contra a Hepatite C. 

Leia abaixou a nota na íntegra:

Com muito pesar e tristeza informamos o falecimento do nosso Pastor Presidente JOSÉ ALVES CAVALCANTE, em decorrências de um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que se agravou.

Pastor Cavalcante travou uma grande luta contra a HEPATITE C, por mais de 20 anos. O tratamento prolongado e com medicações fortes provocou danos graves ao fígado do pastor, de forma que ele foi encaminhado para um transplante, a ser realizado no Rio de Janeiro.

Neste mês de setembro, Pastor Cavalcante esteve internado por 3 semanas em um hospital em São Luís– MA, onde esteve lúcido e orientado, para que situações paralelas como diabetes, hipertensão fossem estabilizados.

Neste período, o pastor foi acompanhado pela família e amigos pastores, e teve que passar por algumas sessões de hemodiálise, pois os rins também foram afetados como consequência dos problemas hepáticos.

No dia 19 de setembro, com o estado de saúde estável, a equipe médica autorizou a transferência do Pastor Cavalcante em uma UTI aérea para um Centro de Referência em Transplante de Órgãos na cidade do Rio de Janeiro.

O pastor estava sendo preparado para o procedimento cirúrgico, bem como um de seus filhos, que seria o doador vivo de parte do fígado, porém, na tarde de 20 de setembro, Pr. Cavalcante sofreu um AVC Hemorrágico, sendo entubado em seguida.

Infelizmente, o quadro evoluiu para uma parada cardíaca, seguida de outra, e nosso líder não resistiu, vindo a falecer na madrugada deste domingo, 21 de setembro.

Deus em sua soberania decidiu colher o amado Pr. Cavalcante e promovê-lo para a glória eterna. Nosso presidente faleceu aos 65 anos e deixa esposa, 3 filhos, 1 nora, 1 genro e 4 netos.

Lamentamos essa perda irreparável e prestamos nossa solidariedade à família Cavalcante, na pessoa de nossa primeira dama, Miss. Maria Oneide Cavalcante, e dos filhos, netos e genro, na pessoa do Pr. Jefté Cavalcante, por quem oramos para que o Espírito Santos console neste tempo de angústia.

A COMADESMA, com todos os pastores, missionárias, supervisores, secretários e conselheiros, bem como os membros de todas as nossas igrejas Assembleias de Deus, lamenta a partida do nosso presidente, mas está confiante de que neste momento ele se alegra no céu de glória, sendo recebido pelo Senhor.

336x280ad