Câmara aprova urgência para criação da Bancada Cristã

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (22) o regime de urgência para o projeto que cria a Bancada Cristã no Parlamento. A proposta (PRC 71/25) foi apresentada pelos deputados Gilberto Nascimento (PSD-SP) e Luiz Gastão (PSD-CE), presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica.

O pedido de urgência foi aprovado por 398 votos a favor e 30 contrários. Com isso, o texto poderá ser votado diretamente no Plenário, sem passar pelas comissões. O projeto prevê que a nova bancada tenha coordenação-geral e três vice-coordenadorias, além de direito a voz e voto nas reuniões de líderes e tempo de fala semanal de cinco minutos em Plenário.

O deputado Luiz Gastão justificou a criação da bancada destacando que mais de 80% da população brasileira se declara cristã.

– A Constituição nos garante liberdade da manifestação da fé de todas as formas – disse o parlamentar.

A proposta, porém, gerou críticas de parte da oposição e o PSOL se posicionou contra. A líder do PSOL, Talíria Petrone (RJ), afirmou que o projeto fere o princípio do Estado laico.

– O espaço político não pode privilegiar com voz e voto no Colégio de Líderes uma fé professada – declarou.

O líder do PDT, Mário Heringer (MG), também se posicionou contra.

– Quando nós fazemos essa escolha, estamos discriminando as outras religiões – afirmou.

Já o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) defendeu a proposta e disse que a resistência ao projeto vem do receio de fortalecimento do campo conservador.

– O desespero é porque o movimento conservador ganha força neste Plenário. Isso eles não querem – declarou.

A proposta segue agora para votação final no Plenário, onde poderá ser aprovada e oficializar a criação da Bancada Cristã na Câmara dos Deputados.

336x280ad