Governo Lula destinou 50% da verba de TV para Grupo Globo

O Grupo Globo concentra, praticamente, 50% da verba usada com publicidade na televisão (49,4%). O dinheiro, proviniente dos cofres públicos e enviado pelo Governo Federal, é enviado as emissoras do país para bancarem anúncios institucionais. A empresa da família Marinho recebeu R$ 461 milhões desde o início do terceiro mandato do presidente Lula (PT).

A informação foi divulgada pelo site Poder360, que realizou um levantamento com base no Sistema de Comunicação do Governo. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a emissora recebeu R$ 228,5 milhões, 102% a menos do que atualmente.

Apesar da televisão ainda ser o meio que mais recebe verba para publicidade do governo federal, as mídias digitais passaram a receber uma atenção maior e tornou-se o segundo canal mais usado pelo Executivo para anúncios.

Entre as companhias que atuam no mundo digital, o Google foi o que mais recebeu verba para publicidade, seguido por Meta e Kawai. O X, empresa cujo dono é o bilionário Elon Musk, não recebeu nada em 2025.

No caso da televisão, o valor dos repasses devem seguir de acordo com o alcance da emissora, perfil do público, audiência, entre outros critérios.

336x280ad